Rádio Senado apresenta especial com Jacob do Bandolim
O programa Música do Brasil da Rádio Senado apresenta neste sábado (16), às 16h, um especial com três ícones do choro: Jacob do Bandolim, Ademilde Fonseca e Waldyr Azevedo. O programa será reprisado no domingo (17), às 11h, e na quarta-feira (20), às 23h.
Jacob Pick Bittencourt é considerado a maior referência no instrumento que virou parte de seu nome. Foi ele quem colocou definitivamente o bandolim como instrumento solista por excelência. São de sua autoria músicas como Noites Cariocas, Receita de Samba e A Ginga do Mané. Já Ademilde Fonseca se destaca como a rainha do choro. Com um aparelho vocal muito privilegiado, ela foi a criadora do choro cantado com interpretações impecáveis. Outro que se destaca com título de mestre do cavaquinho é Waldyr Azevedo, autor do megaclássico Brasileirinho, composto em única corda.
Também no sábado, o Escala Brasileira apresenta, às 20h, a viola de Roberto Corrêa. Reconhecido como grande instrumentista e pesquisador de viola caipira, esse mineiro levou a música do sertão aos palcos do mundo: Japão, China, Alemanha, Itália, Portugal, México e Américas do Sul e Central. Foi ele quem escreveu o primeiro livro sobre o instrumento.
Ainda no ritmo caipira, o Brasil Regional traz a obra de Passoca, cantor, compositor e instrumentista, relacionado à vanguarda, mas comprometido com o universo rural de São Paulo. O programa será exibido no domingo, às 8h, com reprise na segunda, às 23h.
15/02/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
RÁDIO SENADO APRESENTA O BANDOLIM DE DÉO RIAN
RÁDIO SENADO APRESENTA "ESPECIAL SÃO JOÃO"
Rádio Senado apresenta especial sobre golpe de 64
Rádio Senado apresenta especial sobre Maysa
Rádio Senado apresenta especial sobre Doença de Chagas
Rádio Senado apresenta especial sobre 30 anos da Lei do Divórcio