Rádio Senado celebra os 90 anos de Jackson do Pandeiro



Em 31 de agosto o músico paraibano Jackson do Pandeiro completaria 90 anos. Em homenagem a ele, a Rádio Senado apresenta neste fim de semana a reportagem especial Jackson do Pandeiro - 90 anos do rei do ritmo. A reportagem colheu depoimentos sobre o músico de personalidades como Guinga, Fernando Moura, Neuza Flores, Dóris Monteiro e Marcos Suzano, além de reunir entrevistas do próprio Jackson à TV Cultura.

VEJA MAIS

Filho de uma cantadora de coco, José Gomes Filho adotou o nome artístico, inspirado em um mocinho de filmes de faroeste. Aos 35 anos gravou Sebastiana, seu primeiro grande sucesso, de Rosil Cavalcanti. Em seguida, emplacou outros hits, entre eles Limoeiro, de Edgar Ferreira. Ao se mudar para o Rio de Janeiro, alcançou projeção nacional com os sucessos O Canto da Ema, Chiclete com Banana, Um a Um e Xote de Copacabana. A reportagem especial vai ao ar nesta sexta-feira (4), às 18h, com reprise no sábado (5) às 10h, e no domingo (6), às 17h.

Também no sábado, às 9h, o programa Prosa e Verso apresenta o especial Um Lugar Chamado Brasil, em ocasião da semana da pátria. Será apresentada uma série de textos antológicos que têm o Brasil como tema.

Na segunda-feira (7), o programa Fique por Dentro da Lei conversa com o juiz auxiliar Ricardo Chimenti, da Corregedoria Nacional de Justiça, sobre a campanha do governo federal para o registro civil, Certidão de Nascimento: Um Direito que Dá Direitos. Quem não é registrado inexiste para o Estado, portanto, não pode tirar carteira de identidade, ingressar na escola ou no mercado formal de trabalho. O juiz informa que o objetivo da campanha é reduzir, até o fim do ano, o número de pessoas sem registro de 12,2% para pelo menos 5%, percentual considerado aceitável pela Organização das Nações Unidas.

O programa Estação da Mídia debate na terça-feira (8) as divergências entre rádios comerciais e comunitárias. Os convidados do programa são Clementino Lopes, da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraco), e Paulo Machado de Carvalho Neto, da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert). As denúncias de irregularidades na execução do serviço de radiodifusão comunitária foram tema de um debate recente na Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado (CCT).

Os ouvintes de Brasília (DF) podem sintonizar a Rádio Senado na estação 91,7 FM, e os de Natal (RN), na 106,9 FM. Na internet, é possível acompanhar a programação ao vivo pelo endereço eletrônico www.senado.gov.br/radio. No mesmo site, há ainda o serviço Rádio Agência para que rádios cadastradas possam fazer o download do conteúdo escolhido e reproduzi-lo. A Rádio Senado também é transmitida em Ondas Curtas (OC), com programação diferenciada, pela frequência 5990 KHz, na faixa de 49 metros, para as Regiões Norte e Nordeste e para alguns estados da Região Centro-Oeste.

Da Redação/ Agência Senado



03/09/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rádio Senado celebra 10 anos do programa Autores e Livros

TÁVOLA CELEBRA OS 50 ANOS DE.RÁDIO DE HAROLDO DE ANDRADE

Rádio Senado celebra Dia Internacional da Democracia

Rádio Senado celebra Dia da Consciência Negra

Rádio Senado celebra Dia Mundial do Meio Ambiente

TÁVOLA CELEBRA PRIMEIRO ANIVERSÁRIO DA RÁDIO SENADO