Rádio Senado discute aplicação da Lei do Estágio



Para fazer um balanço dos quatro meses desde que passou a vigorar a nova lei que regulamenta o estágio no Brasil (Lei 11.788/08), a Rádio Senado debate o assunto com o senador Osmar Dias (PDT-PR) - que propôs a lei - e com universitários, pesquisadores e representantes das empresas de integração entre estudantes, universidades e empregadores.

Dentre outras disposições, a nova Lei do Estágio diz que as empresas estão proibidas de contratar um número superior a 1/5 do total de seus funcionários efetivos. Também fica proibido atribuir aos estagiários funções incompatíveis com o curso acadêmico. Segundo levantamento recente sobre as contratações de estagiários no último mês de dezembro - período de maior surgimento de vagas, houve uma queda de 60% em relação a setembro do mesmo ano, quando a lei foi publicada. A essa queda atribui-se a dificuldade das empresas em se adaptar à nova realidade. A reportagem vai ao ar nesta sexta-feira (6), às 18h, com reprise no sábado (7), às 10h, e no domingo (8) às 17h.

No sábado, o instrumentista Hermeto Pascoal é o entrevistado do programa Escala Brasileira. Na conversa com o jornalista Alcebíades Muniz, o músico alagoano fala de experiências e curiosidades da carreira, como os festivais internacionais de música de que já participou. O Escala Brasileira vai ao ar às 20h, com reprise na quinta-feira (12), às 23h.

Já na segunda-feira (9), às 8h, no programa Conexão Senado, parlamentares da base governista e da oposição falam sobre as propostas do novo presidente do Senado, José Sarney. Ao assumir a Presidência do Senado, Sarney afirmou que as reformas política e tributária são as prioridades para o biênio 2009/2010. O Conexão Senado discute ainda outros temas que devem ser tratados pelos senadores neste e no próximo ano.

Os ouvintes de Brasília (DF) podem sintonizar a Rádio Senado na estação 91,7 FM, e os de Natal (RN), na 106,9 FM. Na Internet, é possível acompanhar a programação ao vivo pelo endereço eletrônico www.senado.gov.br/radio. No mesmo site, há ainda o serviço Rádio Agência para que rádios cadastradas possam fazer o download do conteúdo escolhido e reproduzi-lo. A Rádio Senado também é transmitida em Ondas Curtas (OC), com programação diferenciada, pela freqüência 5990 KHz, na faixa de 49 metros, para as Regiões Norte e Nordeste e para alguns estados da Região Centro-Oeste.



05/02/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto que atualiza regras do estágio é tema de programa da Rádio Senado

Rádio Senado discute a lei seca

Rádio Senado discute o PAC da Saúde

Rádio Senado discute reforma política

Rádio Senado discute demanda por biocombustíveis

Rádio Senado discute exploração infantil