Rádio Senado discute exploração infantil
Neste sábado (26), a Rádio Senado apresenta o programa Reportagem Especial, que aborda questões ligadas à exploração infantil no Brasil. Em debate, especialistas esclarecem o papel do Ministério Público e de Conselhos Tutelares no combate a exploração de jovens de baixa renda por meio de trabalhos domésticos. Além disso, o programa mostra iniciativas da sociedade civil que visam retirar crianças e adolescentes da marginalidade por meio da inserção social.
O Centro Cultural Circo de Todo Mundo é uma das iniciativas citadas no programa. Localizado em Belo Horizonte, a ONG promove o envolvimento sociocultural de jovens em estado de risco social. Cerca de 700 jovens, entre crianças e adolescentes, estão inscritas no programa. Eles são vítimas de violência e, na maioria, moradoras de rua. Além de promover oficinas de arte voltadas para a prática de atividades lúdicas, como malabarismo, equilibrismo, acrobacia e outros, o centro conta com a integração da Sala do Saber Paulo Freire, que permite acesso livre a bibliotecas e salas de computadores.
Por meio de um acordo firmado com o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), projeto do governo federal, o Colégio Loyola, em apoio ao Centro Cultural, concede a famílias dos jovens inscritos no centro uma bolsa estudantil, no valor de R$ 125 a R$ 200, mensalmente. O programa vai ao ar às 10h deste sábado e às 17h de domingo (27).
Ainda no sábado, o Autores e Livros entrevista o guitarrista da banda Titãs, Tony Belloto. O bate-papo será dedicado a literatura, com destaque para discussão sobre romances policiais. Em 1995, o fascínio por esse gênero literário fez com que Tony Belloto lançasse o primeiro livro, Bellini e a Esfinge, que aborda o cotidiano de um detetive em aventuras no submundo da grande São Paulo. Em 2002, Bellini e a Esfinge foi adaptado para o cinema.
A história do detetive Bellini teve continuidade em 1997, quando o músico lançou o segundo romance, Bellini e o Demônio. O guitarrista também se arriscou na literatura infantil, com O Livro do Guitarrista, que aborda histórias da carreira do autor, além de comentar discografias e curiosidades sobre o rock. O programa será exibido neste sábado, às 15h e no domingo, às 9h.
O acordeonista e intérprete musical Toninho Ferragutti estará presente no Escala Brasileira deste fim de semana, para uma conversa sobre ritmos e sons nacionais. O cantor é conhecido pela originalidade nas rodas de choro e ousadia na hora de improvisar diferentes estilos musicais, do jazz ao forró. O repertório do programa está composto por canções do grupo de música brasileira instrumental Trio 202. Na Sombra da Asa Branca, Nem Sol Nem Lua e Forró Classudo são umas das baladas tocadas no programa.Escala Brasileira vai ao ar às 23h deste sábado.
25/04/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Campanhas contra exploração sexual infantil poderão ser obrigatórias em rádio e tv
MARLUCE FALA À TV SENADO SOBRE EXPLORAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL
Exploração do petróleo na camada pré-sal é destaque na programação da Rádio Senado
Patrícia Gomes quer maior participação do Senado na luta contra a exploração sexual infantil
Rádio Senado apresenta debate sobre exploração sexual de crianças e adolescentes
Rádio Senado discute a lei seca