Rádio Senado discute o uso de videoconferência em interrogatórios
O uso de videoconferência em interrogatórios de criminosos será o tema do programa Conexão Senado desta segunda-feira (17), da Rádio Senado. Os convidados do programa são os senadores Valter Pereira (PMDB-MS) e Arthur Virgílio (PSDB-AM), o secretário-geral adjunto do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Alberto Toron, e o jurista Ives Gandra Martins.
O projeto de lei que permite o uso desse recurso tecnológico é de autoria do senador Aloizio Mercadante (PT-SP). O relator da matéria, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), apresentou um texto substitutivo que foi aprovado no Senado na quarta-feira (12) e enviado à apreciação da Câmara dos Deputados. O programa Conexão Senado vai ao ar às 12h.
E, para marcar o início das transmissões, em caráter experimental, em Natal (FM 106,9 MHz), a Rádio Senado leva ao ar o programa Câmara Cascudo - Um Brasileiro Incurável. A reportagem dos jornalistas Larissa Bortoni, Maurício de Santi e Nilo Bairros conta um pouco da vida do mais importante folclorista brasileiro, Luiz da Câmara Cascudo, autor do livro Dicionário do Folclore Brasileiro (1954).
Câmara Cascudo passou toda a vida em Natal, dedicando-se ao estudo da cultura brasileira. Foi advogado e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, de onde foi quase demitido por pesquisar figuras folclóricas como o lobisomem. Entre seus muitos títulos encontram-se ainda a obra de estréia Alma Patrícia (1921), Vaqueiros e Cantadores (1939) e Jangada (1957). O programa vai ao ar nesta sexta-feira (14), às 18h, com reprises no sábado (15), às 10h, e, no domingo (16), às 17h.
O Fique por Dentro da Lei tem como convidado o advogado Hector Freitas, que irá falar sobre a legislação no reconhecimento de paternidade no Brasil. Pelo menos 8% das certidões de nascimento dos brasileiros contêm a expressão "pai ignorado" ou "pai desconhecido". O programa vai ao ar nesta segunda-feira (17), às 10h.
Os ouvintes de Brasília podem sintonizar a Rádio Senado na estação 91,7 FM e, os de Natal, na 106,9 FM. Na Internet, é possível acompanhar a programação ao vivo pelo endereço eletrônico www.senado.gov.br/radio. No mesmo site, há ainda o serviço Rádio Agência para que rádios cadastradas possam fazer o download do conteúdo escolhido e reproduzi-lo.
A Rádio Senado também é transmitida em Ondas Curtas (OC), com programação diferenciada, pela freqüência 5990 KHz, na faixa de 49 metros, para as Regiões Norte e Nordeste e para alguns estados da Centro-Oeste.
13/11/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Tuma pede aprovação do projeto que permite interrogatórios por videoconferência
Rádio Senado discute a lei seca
Rádio Senado discute o PAC da Saúde
Rádio Senado discute reforma política
Rádio Senado discute demanda por biocombustíveis
Rádio Senado discute exploração infantil