Rádio Senado recorda grandes personagens do rádio brasileiro



A Rádio Senado apresenta neste fim de semana programa em homenagem ao Dia do Rádio, comemorado em 25 de setembro, data do nascimento de Roquette Pinto, um dos pioneiros deste meio de comunicação no Brasil.

No programa, intitulado "Rádio: Uma janela para o mundo", poderão ser ouvidos os grandes personagens do rádio brasileiro, programas inesquecíveis e histórias desse meio de comunicação que reinou no Brasil durante a primeira metade do século 20.

O programa será transmitido nesta sexta-feira (1º), às 18h, com reprises no sábado (2), às 10h, e no domingo (3), às 17h.

Arrais e Miles Daves

Por intermédio do trompetista americano Miles Davis, o programa Improviso - O Jazz do Brasil, presta homenagem ao jornalista Antonio Arrais de Oliveira, recentemente falecido. Será nesta sexta a partir das 23h. Fã de Miles Davis e grande incentivador do Improviso, Arrais muitas vezes colocou à disposição do programa seu acervo e seus conhecimentos.

Serão executadas interpretações de Davis para músicas brasileiras como Corcovado, ou Quiet Nights, que é o título em inglês da composição de Antonio Carlos Jobim. Aos Pés da Santa Cruz, de Marino Pinto e Zé da Zilda, também estará entre a seleção de músicas brasileiras apresentadas por Miles Davis. Elas integram o álbum Quiet Nights, lançado em 1962. A curiosidade do disco é que ele abre com um tema intitulado Song #2, apresentada como uma composição de Davis, mas que todos os brasileiros conhecem como Prenda Minha, música do folclore gaúcho.

Prosa e Verso

No sábado, às 9h e no domingo, às 16h, o programa Prosa e Verso trata da vida do jornalista Leon Eliachar, que se intitulava "cairoca" em referência ao fato de ter nascido no Cairo, no Egito, mas ter sido criado no Rio de Janeiro - cidade em que acabou sendo assassinado em 1987.

Jornalista desde os 19 anos, Leon Eliachar trabalhou em diversos jornais e revistas, autor de programas de rádio e colaborador arrependido, segundo ele próprio, dos argumentos de dois filmes carnavalescos.

Brasil Regional

No domingo, às 8h, poderão ser ouvidas na emissora músicas tocadas pelo instrumentista e compositor Carlos Zens. Em seus shows, além da música, o artista abre o leque de possibilidades e presenteia o público com intervenções poéticas.

Nas intervenções poéticas utiliza textos de Guimarães Rosa, Câmara Cascudo e Odylo Costa Filho. Carlos Zens herdou dos grandes mestres como Joaquim Callado, Patápio Silva, Pixinguinha, Benedito Lacerda, Altamiro Carrilho e Zé da Flauta, as influências da música erudita colocadas a serviço dos ritmos e melodias brasileiras.

A Rádio Senado pode ser sintonizada nos prefixos: FM 91,7 MHz (Brasília); FM 106,9 (Natal); FM 102,5 (Cuiabá); FM 103,3 (Fortaleza); e Ondas Curtas (OC) 5.990 kHz faixa de 49m. As atrações da rádio também podem ser acessadas na internet.



01/10/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rádio Senado transmite reportagem sobre brasileiro pioneiro do rádio

GRANDES INTÉRPRETES DA MPB NA RÁDIO SENADO

Dramaturgia na Rádio Senado resgata grandes obras da literatura

RÁDIO SENADO APRESENTA GRANDES INTÉRPRETES DA MÚSICA BRASILEIRA

Rádio Senado apresenta série sobre os grandes temas debatidos na Casa

Rádio Senado estreia hoje novo programa com análises sobre os grandes assuntos da semana