Rádio Senado transmite reportagem sobre brasileiro pioneiro do rádio
A Rádio Senado transmite nesta sexta-feira (4), às 18h, a reportagem especial "Com fé na ciência: Padre Landell de Moura, o pioneiro do rádio", sobre a vida do padre gaúcho Roberto Landell, que, apesar de pioneiro nas experiências de transmissões sem fio, não é reconhecido como um dos inventores do rádio.
O programa mostra que, apesar de ter o nome menos conhecido que o de Guglielmo Marconi, Nicola Tesla e Thomas Edison, o padre gaúcho foi pioneiro ao transmitir a voz humana em experimentos e demonstrações públicas. Patentes de seus inventos foram registradas nos Estados Unidos e no Brasil.
Os jornalistas ouviram biógrafos, historiadores da ciência, professores, radialistas e fãs do rádio para tentar mostrar o que não deu certo e por que o padre não foi reconhecido como um dos inventores do rádio. Landell morreu aos 67 anos em decorrência da tuberculose e no anonimato.
A reportagem terá reprises no sábado (5), às 10h, e no domingo (6), às 17h.
Para ouvir a Rádio Senado em Brasília e regiões vizinhas, basta sintonizar a frequência de 91,7 MHz. A programação também é transmitida em Natal (106,9 MHz), Cuiabá (102,5 MHz), Fortaleza (103,3 MHz) e Rio Branco (100,9 MHz) e em Ondas Curtas, em 5.990 KHz, faixa de 49 metros.
Os programas da Rádio Senado podem ser reproduzidos pelas emissoras interessadas. O áudio fica disponível na internet.
03/11/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Rádio Senado transmite especial sobre Belchior
Rádio Senado apresenta reportagem sobre a hanseníase
Rádio Senado apresenta reportagem sobre o cedro
Rádio Senado transmite série de reportagens sobre a renúncia de Jânio Quadros
Rádio Senado recorda grandes personagens do rádio brasileiro
Rádio Senado apresenta reportagem sobre drama do 'crack'