Rafaela Silva e Luciano Corrêa são ouro em Opens de judô



O ano começa a “esquentar” para os judocas brasileiros. No último fim de semana, o País conquistou medalhas em duas competições simultâneas de que a seleção participou. Em Roma, a equipe feminina faturou três medalhas, sendo uma de ouro, uma de prata e uma de bronze. O topo do pódio ficou por conta da campeã mundial Rafaela Silva (57kg) que, em sua primeira competição como líder do ranking da Federação Internacional, venceu as quatro lutas que fez – contra Ekaterina Melnikova (RUS), Chen Ling Lien (TAI), Alessia Regis (ITA) e, na final, Christa Deguchi (JAP).

“A competição não conta ponto para mim no ranking (por não ser da FIJ), mas como a Rosi e o Ney sempre falam, esse foi um treinamento de luxo – e um baita treinamento. A competição estava bastante forte e pude chegar à decisão e ganhar da Deguchi, que tinha me vencido em Tóquio. Não tem nada melhor que voltar para casa com a sensação de dever cumprido. É bom, também, para limpar a alma. Chega de perder para as japonesas”, determina a campeã Rafaela Silva. Além de Rafaela, Mariana Silva (63kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg) também asseguraram medalhas na Itália, com uma prata e um bronze, respectivamente.

Já em Oberwart, na Áustria, o brasiliense Luciano Corrêa (100kg) não deu chances aos adversários e, assim como Rafaela, venceu os quatro combates que lutou, antes de subir ao lugar mais alto do pódio. Campeão mundial em 2007, o atleta abriu a campanha vencendo Toma Nikiforov (BEL). Na sequência, passou por Christoph Kronberger (AUT) e Ivan Remarenco (EAU), para, na decisão, bater Chingiz Mamedov (QUI) e garantir a conquista.

Ainda entre os homens, Felipe Kitadai (60kg) também subiu ao pódio austríaco ao vencer suas três primeiras lutas. Na final, acabou levando a pior contra Ryo Kawabata (JAP) e ficou com a medalha de prata. Também entre os ligeiros, Diego Santos ficou com o bronze. Já Alex Pombo (73kg) caiu na semifinal diante de Takenori Nakamura (JAP), mas chegou à medalha após vencer Alejandro Clara (ARG).

Na próxima quarta-feira (19), a equipe se reúne na Alemanha, onde disputa o Grand Prix de Dusseldorf no próximo fim de semana. Rafael Silva será o único membro do grupo que vai ao torneio germânico sem ter disputado os Opens em Roma ou Oberwart.

Já em março, o calendário da seleção conta com um treinamento de campo internacional em Saquarema, região dos Lagos do Estado Rio de Janeiro, entre os dias 12 e 23; além das disputas dos Jogos Sul-Americanos (11 a 14), do Panamerican Open de Montevidéu (17 e 18), do Panamerican Open de Buenos Aires (22 e 23) e do Grand Prix de Samsun, na Turquia (28 a 30).

Fonte:
Brasil 2016



18/02/2014 11:29


Artigos Relacionados


Luciano Corrêa volta ao top 10 do ranking mundial de judô

Judoca Rafaela Silva assume topo do ranking mundial

Eduardo Barbosa estreia com ouro na seleção de judô

Atleta bolsista do judô conquista ouro nas Olimpíadas de Londres

Duda da Silva recebe a medalha de ouro em Sopot

Luciano Coutinho defende investimentos do BNDES