Raimundo Fagner participará da homenagem a Patativa do Assaré
Atendendo a convite do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), o cantor Raimundo Fagner participará da homenagem que o Senado prestará nesta quarta-feira (3) ao poeta Antônio Gonçalves da Silva, o Patativa do Assaré. Fagner encerrará a homenagem do Plenário cantando "Vaca Estrela e boi Fubá". Esta é a canção de Patativa que ganhou o maior número de regravações. Antes de Fagner, a cantora Myrlla Muniz canta "Casinha de palha", acompanhada por Marcos Faria, na sanfona, e Ocelo Mendonça, no violoncelo.
Além de Vaca Estrela e boi Fubá, Fagner gravou, de Patativa do Assaré, "Sina". Muitos artistas gravaram o poeta cearense, como Luiz Gonzaga (A triste partida), Alcymar Monteiro (Sofreu), Mastruz com Leite (Sem terra e O boi zebu e as formigas), Sérgio Reis (Vaca Estrela e boi Fubá), Pena Branca e Xavantinho (Vaca Estrela e boi Fubá), Daúde (Vida sertaneja) e Simone Guimarães (Sina), entre muitos outros.
Nascido no dia 5 de março de 1909 em uma fazenda localizada no município de Assaré, no sul do Ceará, Patativa do Assaré, se ainda estivesse vivo, teria completado 100 anos agora em 2009. Este centenário é o mote da homenagem, que conta com o apoio do Senado Cultural. A programação inicia às 14 horas desta quarta-feira (3), no Plenário da Casa, quando os senadores farão pronunciamentos a respeito do poeta.
O senador Inácio Arruda foi o autor do requerimento que propôs transformar a Hora do Expediente desta quarta-feira em um momento para celebrar Patativa do Assaré. O parlamentar também é o organizador do livro "Patativa do Assaré - Poeta universal", que será lançado durante a sessão. A publicação reúne textos de Assis Ângelo, Cândido B. C. Neto, Gilmar de Carvalho, Joan Edesson, Oswald Barroso, Plácido Cidade Nuvens, Rosemberg Cariry e Tadeu Feitosa.
O filho de Patativa do Assaré, Geraldo Gonçalves de Castro, participará das homenagens ao pai junto com o prefeito de Assaré, Francisco Evanderto Almeida. Outro que vem do Ceará para reverenciar o poeta popular é o cineasta Rosemberg Cariry. Além de assistir a sessão, ele terá seu documentário "Patativa do Assaré - Ave Poesia", exibido às 18h30 no Auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, no Interlegis.
Cronograma da homenagem ao centenário de Patativa do Assaré - Dia 3 de junho
1) Pronunciamentos dos senadores e lançamento do livro "Patativa do Assaré - Poeta universal", organizado pelo senador Inácio Arruda - Plenário do Senado Federal - 14 horas.
2) Apresentação dos violeiros Roque José e Lindalva Dantas, dos emboladores de coco Elias Ferreira e Daniel Ramos dos Santos e do poeta Gonçalo Gonçalves. Local: Auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, Interlegis (Av. N2 - Anexo "E" do Senado Federal - ao lado da Gráfica do Senado) - 18h30.
3) Exibição do documentário "Patativa do Assaré - Ave Poesia" - 18h30 - Local: Auditório Senador Antonio Carlos Magalhães, Interlegis (Av. N2 - Anexo "E" do Senado Federal - ao lado da Gráfica do Senado) - Entrada Franca e Censura Livre. Logo após a apresentação dos artistas da Casa do Cantador.
Para maiores informações:
Sobre o filme: Rosemberg Cariry - (85) 3244-6944 ou (85) 9619-2455
Sobre o livro: Marly do Carmo e Souza (Chefe de Gabinete do Senador Inácio Arruda) Fone: (61) 3303-5791
Sobre a apresentação de violeiros, poetas e emboladores: Rosa - (61)3378-5067
Roberto Homem / Agência Senado
02/06/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Senado homenageia Patativa do Assaré e Fagner pede à ABL que lembre do poeta
Começa homenagem a Patativa do Assaré
MACHADO FAZ HOMENAGEM A PATATIVA DO ASSARÉ
Suplicy diz que música de Patativa do Assaré é uma das preferidas de Lula
Inácio Arruda propõe Ano Nacional Patativa do Assaré
SÉRGIO MACHADO HOMENAGEIA O POETA PATATIVA DO ASSARÉ