Randolfe Rodrigues saúda aprovação do Estatuto da Juventude



A sanção presidencial do Estatuto da Juventude, nesta segunda-feira (5), foi comemorada em Plenário pelo senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP). O texto tramitou no Congresso Nacional por quase dez anos e foi aprovado pelo Senado no primeiro semestre.

Relatado pelo próprio Randolfe Rodrigues e pelo senador Paulo Paim (PT-RS), o projeto estabelece como prioridades as políticas públicas voltadas para os jovens e estabelece meia-entrada a estudantes em eventos culturais, desde que limitada a uma cota a 40% do total de ingressos.

As reivindicações, observou Randolfe, resultaram na criação de uma política especifica para a juventude pelo governo do Amapá, e a criação da Secretaria Especial de Políticas Públicas para a Juventude pelo governo do Distrito Federal, além de uma frente parlamentar que defendeu a elaboração do estatuto sancionado pela presidente Dilma Rousseff.

A sanção do projeto conclui uma série de políticas públicas para a juventude, disse Randolfe, ao lembrar que a necessidade de um diploma específico para essa parcela da população já era defendida em congressos de estudantes no início dos anos de 1990. Randolfe Rodrigues disse que a aprovação do projeto representa uma conquista para a sua geração, que, ressaltou, foi às ruas para pedir o impeachment do então presidente Fernando Collor, hoje também senador.

Em aparte, Paulo Paim destacou a atuação de Randolfe Rodrigues para a aprovação do projeto que resultou no Estatuto da Juventude.



05/08/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Randolfe Rodrigues quer que estatuto da Juventude tramite em regime de urgência

Aprovação do Estatuto da Juventude é 'conquista histórica', afirma Randolfe

Randolfe Rodrigues cobra aprovação de projeto que muda regras do Ecad

Randolfe e Demóstenes mantêm divergências quanto ao Estatuto da Juventude

Acordo permite votação do relatório de Randolfe sobre Estatuto da Juventude

Paim pede aprovação do Estatuto da Juventude