Raupp apela ao governo federal por uma solução para a violência e o desemprego em Rondônia



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) fez nesta quinta-feira (22) apelo ao governo federal para que adote providências no sentido de que não se repitam episódios de violência como o massacre de garimpeiros e as execuções de presos. E fez apelo para que sejam investidos no estado recursos capazes de gerar os empregos necessários à manutenção da paz social.

O parlamentar rondoniense propôs-se a analisar os conflitos entre índios e garimpeiros na reserva dos Cinta-Larga de um ponto de vista equilibrado. Ou seja, levando em conta as necessidades dos índios e também dos garimpeiros, mas observando que os dois lados vinham explorando diamantes ilegalmente. Para Raupp o massacre dos garimpeiros não tem justificativa.

O senador peemedebista disse acreditar que a aprovação pela Câmara dos Deputados de projeto estabelecendo normas para a exploração de jazidas minerais resolveria o problema. O projeto é de autoria do senador Romero Jucá (PMDB-RR).

Para Raupp, o desenvolvimento econômico é a saída para evitar que o desemprego lance mais e mais cidadãos na criminalidade. No seu entender, muitos dos presos envolvidos no motim do presídio Urso Branco, em Porto Velho, poderiam estar trabalhando para o sustento de suas famílias e o bem-estar do país se mais investimentos fossem feitos no estado.

O gasoduto prometido para Rondônia, com início das obras previsto para este ano, está sendo relegado a segundo plano, enquanto o do Amazonas terá suas obras iniciadas em 2004, comentou o senador. Raupp pediu recursos para as usinas de Jirau e Santo Antônio; crédito do Banco do Brasil para a indústria e o comércio; e verbas da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Sudam) para estimular o crescimento da iniciativa privada.

Salário mínimo

O salário mínimo foi outro tema do discurso pronunciado pelo senador Valdir Raupp nesta tarde. Ele disse não crer que o governo possa conceder reajuste que eleve o mínimo acima de R$ 270, mas mostrou-se otimista com as notícias dando conta de que o salário-família poderia ser corrigido, o que permitiria a uma família com três filhos elevar sua renda a R$ 345.



22/04/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valdir Raupp pede ajuda do governo federal para reconstrução de Rondônia

Valdir Raupp destaca investimentos do governo federal em Rondônia

Valdir Raupp destaca ações do governo federal em Rondônia

Raupp apela à defesa civil por auxílio para vítimas de enchente em Rondônia

Raupp pede solução para servidores do extinto território de Rondônia

Raupp apela outra vez por recuperação de rodovias federais de Rondônia