Raupp cobra restauração da BR-364



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) voltou a cobrar, nesta quarta-feira (23), a restauração da BR-364, que corta o estado de Rondônia -de ponta a ponta-, da divisa com o estado de Mato Grosso até a divisa com o Acre. Segundo Raupp, 50% da soja produzida em Mato Grosso com destino ao porto graneleiro de Porto Velho são transportados por essa rodovia, pela qual passam também 80% dos produtos destinados ao parque industrial de Manaus. A grande maioria dos 1.300 quilômetros da estrada em Rondônia, de acordo com o senador, estão esburacados, o que gera grandes prejuízos aos caminhoneiros e aos proprietários dos demais veículos que trafegam pela BR-364, além de causar acidentes com vítimas fatais.

Raupp lembrou que, no ano passado, ocupou várias vezes a tribuna para denunciar a situação das rodovias brasileiras, em especial da BR-364. Relatou encontros que teve com o ex-ministro e com o atual ministro dos Transportes e com diretores do Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transporte (DNIT) e as várias vezes em que a bancada de Rondônia reivindicou a recuperação da estrada.

- Lamentavelmente, até agora a restauração da BR-364 não aconteceu. Apelo, mais uma vez, ao novo ministro, Alfredo Nascimento, para que coloque todo o empenho de sua equipe para iniciar o mais rapidamente possível a restauração da estrada.

Em outro momento do discurso, Raupp voltou a defender a construção de um gasoduto em Porto Velho. A obra, informou, vem-se arrastando há três anos, e sua conclusão trará uma economia -gigantesca- para o país e para Rondônia. A construção do gasoduto, acrescentou, irá gerar entre 4 a 5 mil empregos. Segundo o senador, o gás custa em torno de 60% do que custa o diesel, além de ser uma energia mais limpa.

Raupp voltou a convidar o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a visitar Rondônia, lembrando que há várias obras a serem inauguradas ou iniciadas. Em apartes, os senadores Alvaro Dias (PSDB-PR) e Paulo Elifas (PMDB-RO) apoiaram o discurso de Raupp. Alvaro disse que, no Paraná, as estradas, exceto aquelas nas quais se cobra pedágio, -estão praticamente destruídas-.



23/06/2004

Agência Senado


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