Raupp destaca importância das universidades corporativas



O senador Valdir Raupp (PMDB-RR), em discurso nesta segunda-feira (25), chamou atenção para a importância das universidades corporativas. Ele assinalou que é fundamental investir em ciência, tecnologia, informação e em qualificação de mão-de-obra, bases sobre as quais será possível "construir uma nação preparada para a competição e capaz de se impor no mercado internacional".

Valdir Raupp citou previsões de organismos mundiais dizendo que a participação do Brasil no comércio internacional nos próximos 20 a 30 anos não sofrerá praticamente alteração alguma, estacionada no patamar de 0,8 a 0,9% do total mundial, "muito pouco para uma nação que pretende se tornar uma das grandes ao longo deste século". Em sua opinião, esse quadro só mudará com a elevação do padrão de qualidade da mão-de-obra brasileira.

O parlamentar disse que o Brasil tem obtido benefícios evidentes com a crescente qualificação de seus profissionais, o que talvez seja um sinal para as universidades tradicionais atentarem para o fato de que, paralelamente ao estudo e á geração de conhecimento, visando o enriquecimento cultural da nação, é preciso também formar profissionais para atuar no mercado.

- É indispensável que a qualificação de mão-de-obra seja um diferencial na oferta de produtos e serviços do Brasil no exterior, e do mesmo modo, o mercado interno se torna cada vez mais exigente nesse aspecto - disse o senador.

Raupp mencionou o crescimento das universidades corporativas, que em 20 anos saltaram de dez para quase 500, segundo informações da Associação Brasileira de Educação Corporativa. A primeira do ramo, citou o parlamentar, foi a Academia Accor, do grupo hoteleiro com o mesmo nome, e hoje, em sua opinião, um dos exemplos mais marcantes de sucesso como universidade corporativa é a Valer, da Vale, por onde já passaram mais de 38 mil funcionários que fizeram cursos de especialização em temas estratégicos, em parceria com entidades como o Instituto de Tecnologia de Massachussets, nos Estados Unidos, e o Serviço Nacional da Indústria (Senai).

- É a tão necessária interação entre as universidades e as empresas, de que o Brasil tanto carece - declarou.



25/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Rede de universidades corporativas do Sebrae e estatais deve beneficiar 200 mil pessoas

Valdir Raupp destaca importância da Agência Nacional de Águas

Valdir Raupp destaca importância do Plano Safra da Agricultura Familiar

Valdir Raupp registra lançamento da Agenda Legislativa do Cooperativismo e destaca importância do setor para o Brasil

Valdir Raupp ressalta importância de hidrelétrica no Rio Madeira

Raupp registra importância de hidrelétrica para Rondônia