Raupp faz apelo para que ministro Roberto Rodrigues encampe proposta de ampliação do pacote agrícola da CNA



Em pronunciamento em Plenário, o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) fez um apelo ao ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, para que encampe a proposta da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA), de ampliação do pacote agrícola lançado recentemente pelo governo. O parlamentar estendeu o apelo aos ministros da Fazenda, Guido Mantega, e do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo
Bernardo, para que "vejam com sensibilidade e bom senso as demandas dos produtores agrícolas".

Segundo Raupp, o pacote não atende às necessidades da maioria dos produtores rurais que enfrentam dificuldades em função do câmbio sobrevalorizado, por não serem sido atingidos pelas medidas de refinanciamento das dívidas, restritas às vencidas em 2005 e vincendas em 2006, e também pela falta de uma política de preços para os produtos agrícolas.

- Tenho acompanhado a luta de Roberto Rodrigues pelo agronegócio e o pacote agrícola, por mais medidas positivas que traga em seu bojo, não é suficiente para sanar os problemas do setor - desabafou o parlamentar.

Para Raupp, é inútil o governo oferecer R$ 60 bilhões em crédito sem que os produtores rurais tenham acesso a ele. Em sua maioria, explicou o senador, os agricultores têm dívidas antigas, estão endividados e inadimplentes e não foram contemplados pelo pacote. A solução seria, na sua avaliação, o alongamento consistente dos prazos de pagamento das dívidas, bem como a redução das taxas de juros excessivamente elevadas, segundo ele, frente à real valorização dos produtos do agronegócio.

Raupp manifestou preocupação com a fraco desempenho da agropecuária que contribuiu para a redução no saldo da balança comercial no primeiro quadrimestre; o mesmo ocorre com o agronegócio, que contribuirá para uma queda projetada de 10% na balança comercial de 2006.

Entre as iniciativas estruturais previstas pelo pacote destacadas por Raupp estão a reformulação da política de garantia de preços, o incentivo à poupança dos produtores rurais e a reformulação do seguro rural e a isenção de imposto de renda para títulos do agronegócio. Na sua avaliação, tais medidas darão maior estabilidade ao setor epossibilitarão a expansão sustentável de longo prazo.

O parlamentar por Rondônia considera ainda uma boa notícia a redução dos juros nas linhas de crédito Finame Agrícola Especial, Prodecoop e Moderfrota, bem como a prorrogação de parte dos créditos de custeio da safra 2005/2006 para culturas de soja, algodão, arroz e milho.

Ao final de seu discurso, Raupp pediu atenção para os produtores rurais do estado de Rondônia que estão na mesma situação de endividamento e empobrecimento dos produtores dos demais estados brasileiros.

Em aparte, o senador Leomar Quintanilha (PCdoB-TO) disse que o mais importante é o governo estabelecer o que deve ser produzido e onde deve ser plantado, de modo a organizar e ter um controle maior sobre a produção agrícola no país. Raupp recebeu aparte também do senador Leonel Pavan (PSDB-SC).

21/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Valdir Raupp apóia pacote agrícola divulgado pelo governo

Motta elogia atuação do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues

Paim propõe que Câmara encampe proposta da Cobap para reajuste aos aposentados

Contribuição do agronegócio é decisiva para o país, segundo Roberto Rodrigues

Ministros divulgam pacote de medidas para melhorar escoamento da safra agrícola

Randolfe Rodrigues defende ampliação da intervenção Estado na economia para afastar os EUA da crise