Contribuição do agronegócio é decisiva para o país, segundo Roberto Rodrigues



O agronegócio é considerado o setor mais importante da economia brasileira pela contribuição que traz para as contas externas do país e para a geração de emprego e renda. Os números exibidos pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, aos senadores das Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Assuntos Sociais (CAS), nesta terça-feira (15), mostram que o agronegócio responde por 27% do Produto Interno Bruto (PIB), 37% dos empregos do país e 41% das exportações brasileiras.

- O setor engloba desde a pesquisa agrícola até o produto colocado na gôndola do supermercado, com todas as etapas envolvidas do plantio à sua industrialização, venda e distribuição - disse. O conceito do agrobusiness ou agronegócio surgiu nos anos 50 na universidade norte-americana de Harvard.

O ministro apresentou vários dados que ressaltam a competitividade do setor e o seu avanço no país. De 1990 a 2003, houve um aumento de produtividade na agricultura brasileira de 74%. A área cultivada cresceu 12% no período, enquanto o volume físico da produção aumentou 93%. -Foi um crescimento espetacular de produtividade. Nenhum setor da economia brasileira foi capaz de incorporar tanta tecnologia-, afirmou.

O incremento da produtividade agrícola permitiu que o país aumentasse a produção agrícola sem ter que avançar sobre áreas preservadas. Segundo o ministro, seriam necessários 27 milhões de hectares a mais de plantio para o Brasil alcançar a taxa de crescimento de produção no período com a mesma taxa de produtividade de 1990.

Além disso, o Brasil possui 90 milhões de hectares disponíveis para a agricultura, correspondendo a áreas que já foram alteradas pelo homem, localizadas na região de cerrados. -Tenho certeza que a Copa do Mundo da produção de alimentos será jogada no Maracanã do Centro-Oeste brasileiro-, comparou Rodrigues, salientando a vocação agrícola dos cerrados, apontado como o celeiro do mundo.

A safra de grãos deste ano atingirá 112 milhões de toneladas, registrando marca recorde. O saldo positivo na balança comercial do agronegócio deverá alcançar US$ 22 bilhões neste exercício, com um aumento de 10% em relação ao ano passado. Rodrigues salientou também a expansão de 50% este ano da colheita de trigo (4,5 milhões de toneladas), um produto ainda fortemente dependente de importação, e da chamada safrinha de milho (10 milhões de toneladas), importante para a suinocultura e a avicultura brasileira.

Para atender o Fome Zero, o ministro calcula que seja necessário um aumento correspondente a 3 milhões de hectares de alimentos. As ações do governo no setor do agronegócio estão sendo desenvolvidas em três frentes: políticas públicas, envolvendo desde investimento em infra-estrutura até programas sociais, como o da agricultura familiar; organização das cadeias produtivas; e negociações internacionais para combater o protecionismo visando a abertura de novos mercados e a consolidação dos atuais.

Rodrigues informou que está propondo um programa de renda mínima para os agricultores familiares, buscando, para tanto, o apoio de instituições internacionais, como a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Destacou também as grandes oportunidades internacionais para alguns setores, como o sucro-alcooleiro. Só os programas de utilização de álcool para adicionar à gasolina em países como o Japão e em localidades dos Estados Unidos, como a Califórnia, poderão demandar 10 bilhões de litros do combustível. -A atual produção brasileira é de 12 bilhões de litros-, comparou o ministro.



15/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedro Simon destaca contribuição dos gaúchos para o agronegócio brasileiro

Raupp faz apelo para que ministro Roberto Rodrigues encampe proposta de ampliação do pacote agrícola da CNA

Roberto Rodrigues diz que etanol não vai tomar lugar dos alimentos

Ramez Tebet lamenta saída de Roberto Rodrigues

Jonas Pinheiro defende permanência de Roberto Rodrigues na Agricultura

Motta elogia atuação do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues