Raupp mantém voto pelo fim das coligações em eleições proporcionais



A proposta que proíbe coligações de partidos em eleições proporcionais - ou seja, para vereador, deputado estadual e deputado federal - foi aprovada em junho pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania do Senado (CCJ), mas teve de retornar a essa comissão após o pedido de que o texto fosse analisado em conjunto com outra proposta de teor semelhante. Se depender do relator da matéria, senador Valdir Raupp (PMDB-RO), a decisão será a mesma de junho. Ele reafirmou sua posição nesta terça-feira (6), em entrevista à Agência Senado.

Em seu relatório, Raupp recomenda que se aprove, novamente, a PEC 40/11, proposta de emenda à Constituição que havia sido apresentada pela Comissão de Reforma Política do Senado. E defende a rejeição da PEC 29/07, que passou a tramitar em conjunto com a PEC 40/11 após solicitação do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE). Essa PEC mais antiga, de autoria do próprio Jarbas, também prevê o fim das coligações em eleições proporcionais.

- Acredito que isso seja votado na próxima semana - declarou Raupp.

Após a decisão na CCJ, o próximo passo na tramitação dessa matéria será a votação no Plenário do Senado.

Os que propõem o fim das coligações em eleições proporcionais argumentam que elas viabilizam uniões "passageiras, de conveniência", e são um artifício para aumentar o tempo de propaganda eleitoral dos partidos maiores, além de permitir que os partidos menores alcancem o quociente eleitoral e elejam mais parlamentares.

Contestação

O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), no entanto, apresentou um voto em separado no qual defende a rejeição de ambas as PECs. Ele afirmou que essas propostas pretendem acabar com um instrumento legal - as coligações - "que permite a participação das minorias político-partidárias". Portanto, diz o senador, essas PECs entram em conflito com o pluralismo político previsto na Constituição.

O voto em separado de Inácio Arruda será examinado pela CCJ apenas se o relatório de Valdir Raupp não for aprovado pela comissão.



06/09/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


CCJ confirma fim de coligações em eleições proporcionais

CCJ confirma fim de coligações em eleições proporcionais

Fim das coligações em eleições proporcionais passa na CCJ

Aprovado fim das coligações nas eleições proporcionais

CCJ aprova fim das coligações nas eleições proporcionais

CCJ deve confirmar fim de coligações em eleições proporcionais