Raupp pede "PAC do Cacau" para Rondônia



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse nesta quinta-feira (5) considerar injusto que seu estado fique de fora dos benefícios oferecidos à lavoura cacaueira da Bahia dentro do Plano Executivo para a Aceleração do Desenvolvimento e Diversificação do Agronegócio na Região Cacaueira. O plano vem sendo chamado de "PAC do Cacau" em referência ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), originalmente voltado para obras de infra-estrutura.

Além da repactuação da dívida dos produtores, estimada em R$ 700 milhões, o plano lançado recentemente pelo governo prevê a injeção de R$ 2 bilhões em novos recursos para a renovação de cacauais em bases mais produtivas e a diversificação da atividade agrícola na região.

- É compreensível que depois do quase desaparecimento da cultura do cacau no Brasil, em função da crise de pragas na Bahia e da quebra de preços, o governo, finalmente, decida colocar um plano de resgate dessa importante lavoura brasileira. Contudo não podemos aceitar que Rondônia fique de fora dessa iniciativa - reclamou o senador.

O parlamentar do PMDB observou que, nas últimas décadas, Rondônia se firmou como a segunda região produtora de cacau no Brasil, mas necessita revitalizar sua lavoura do produto e acompanhar a modernização tecnológica e o aumento de produtividade impostos pelo mercado consumidor mundial.



05/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raupp pede gasoduto para Rondônia

Raupp pede recursos para estradas de Rondônia

Raupp pede solução para servidores do extinto território de Rondônia

Valdir Raupp pede ajuda do governo federal para reconstrução de Rondônia

Raupp pede recursos para socorro às vítimas de enchentes em Rondônia e no Acre

Raupp analisa resultados da pecuária e pede incentivos do governo para Rondônia