Raupp pede gasoduto para Rondônia



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) fez um apelo nesta quarta-feira (4) ao governo federal para que acelere a execução de várias obras que considera estratégicas para gerar um surto de desenvolvimento no estado de Rondônia. Dentre as obras, o senador destacou o gasoduto Urucu-Porto Velho. Ele disse que a obra enfrenta um problema: a falta do deferimento pelo Ibama do acordo firmado entre a Petrobrás e o Ministério Público, que contém os ajustes para a sua execução.

Raupp explicou que o gás natural poderá substituir o consumo de um milhão de litros de óleo diesel por dia pela termelétrica instalada em Porto Velho, permitindo, inclusive, a redução na poluição do ar.

- O desenvolvimento do projeto básico, as especificações de materiais e equipamentos a serem empregados, os estudos para o traçado do gasoduto, tudo foi planejado tendo em mente a redução dos impactos ambientais - garantiu.

Além disso, o senador disse que a experiência internacional demonstra que o gasoduto é considerado o melhor meio de transporte para grandes volumes em distâncias médias, como é o caso do trajeto Urucu-Porto Velho. Segundo ele, os riscos são mínimos e se resumem praticamente ao período de construção. Raupp ainda destacou a experiência da Petrobrás, que domina toda a tecnologia desse tipo de construção e já participou de estudos, projetos e execução de mais de 15 mil quilômetros de gasodutos e oleodutos em vários estados brasileiros.



04/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raupp pede construção de gasoduto em Rondônia

Raupp protesta contra falta de condições para a construção de gasoduto em Rondônia

Raupp pede novamente gasoduto Urucu-Porto Velho

Raupp pede que governo acelere construção de gasoduto na Amazônia

Raupp pede início das obras do gasoduto Urucu-Porto Velho

Raupp pede "PAC do Cacau" para Rondônia