Raupp propõe criação de agência para o meio ambiente



Encontra-se na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), aguardando deliberação, projeto de lei de autoria do senador Valdir Raupp (PMDB-RO) que autoriza o Poder Executivo a criar a Agência Nacional do Meio Ambiente (Anama). Competirá ao novo órgão executar todas as ações federais referentes à preservação e à conservação do meio ambiente.

De acordo com o projeto (PLS 221/06) caberá à Anama, entre outras atribuições, proteger e recuperar áreas ameaçadas de degradação; combater a poluição; desenvolver ações destinadas a manter a qualidade e o equilíbrio ecológico - incluindo a introdução da disciplina de educação ambiental em todos os níveis - ; além de incentivar pesquisas para proteção e manejo dos recursos ambientais.

- A nova agência, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, terá a importante missão de atribuir maior eficácia à preservação ambiental, segundo uma postura condizente com os imperativos do desenvolvimento nacional - resumiu Valdir Raupp, na defesa da aprovação da proposta.

Caso o projeto venha a ser aprovado pela CCJ, seguirá para análise da Comissão do Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), onde receberá decisão terminativa.



09/08/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raupp alerta para a responsabilidade com a conservação do meio ambiente

Comissão de Meio Ambiente aprova três novos diretores para Agência de Águas

Meio Ambiente: Agência japonesa apóia ação para manejo da qualidade das águas na Billings

Marina propõe criação de agência para tratar de mudanças climáticas

Serys propõe isenção de ITR para ajudar meio ambiente

Secretaria do Meio Ambiente instala agência regional em São Carlos