Raupp alerta para a responsabilidade com a conservação do meio ambiente
Em discurso nesta quarta-feira (11), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) alertou para as responsabilidades com o meio ambiente por parte de uma geração consciente dos danos à natureza causados pelo ser humano. Na opinião do parlamentar, o homem, anteriormente iludido, considerou-se por muito tempo o mestre e o senhor do planeta, convertendo-o fantasiosamente num palco para sua aventura, atitude que já não é mais viável.
- Perdemos o álibi da ingenuidade e da inocência. Infelizmente, nosso conhecimento nos impõe uma responsabilidade, diante das próximas gerações, que as gerações passadas não tiveram conosco na mesma medida - advertiu.
Raupp observou que agora dois desafios se colocam de forma dramática: reintegrar o gênero humano a um padrão de interdependência com o meio ambiente e impedir que as relações econômicas nesse novo quadro repitam o esquema de supremacia dos países ricos sobre os demais.
- Hoje, a questão ambiental diz respeito à nossa própria sobrevivência como espécie. Mas ela envolve também, e de forma importante, questões de justiça que ainda lutamos para equacionar adequadamente - considerou.
De acordo com o parlamentar por Rondônia, "séculos de exploração intensiva e de grande liberalidade com os recursos naturais" foram os pré-requisitos do atual estágio de prosperidade das economias mais desenvolvidas. De todo modo, reforçou o senador, não há escolha senão colaborar e trabalhar conjuntamente, apesar da distância que separa ricos de pobres.
11/06/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Meio Ambiente firma convênio com a Caixa para financiar projetos de conservação da Caatinga
Raupp propõe criação de agência para o meio ambiente
Paim defende conservação da Amazônia em Dia Mundial do Meio Ambiente
Comissão de Meio Ambiente debate conservação da Floresta Nacional de Brasília
Comissão de Meio Ambiente vai debater conservação da Floresta Nacional de Brasília
Secretaria do Meio Ambiente promove debate sobre conservação de áreas ecológicas