Raupp quer que Fórum da Micro e Pequena Empresa volte a funcionar
O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) defendeu a reativação do Fórum Permanente da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, criado em maio de 2000, mas que no atual governo ainda não teve restabelecidas as bases de funcionamento. O fórum congrega 48 órgãos de governo e 47 entidades representativas e tem por objetivo discutir temas como a racionalização legal e burocrática, o investimento e o financiamento empresarial, a formação e a capacitação empreendedora, a tecnologia e a inovação, o comércio exterior e a integração internacional.
- O governo Lula ainda não estabeleceu as bases de funcionamento do fórum, o que deixa esse enorme segmento empresarial sem um espaço democrático para o debate setorial, cuja eficácia já se revelava no biênio anterior - disse Raupp, salientando que o órgão é a melhor alternativa de representação e interlocução do setor junto às autoridades.
De acordo com o senador, nos últimos dois anos, questões como a concessão de créditos diferenciados para a exportação e o uso do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) como fonte destes créditos foram discutidas no fórum. No novo governo, na avaliação de Valdir Raupp, a atuação do Fórum das Micro e Pequenas Empresas deve ser ampliada. O senador defendeu o enquadramento do órgão como assessor do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, em questões relativas àquelas empresas.
- O pleno funcionamento de um fórum democrático e realmente representativo da sociedade deve ser uma bandeira a ser levantada - pregou o senador.
24/03/2003
Agência Senado
Artigos Relacionados
Alckmin promulga lei que beneficia micro e pequena empresa
Publicada lei de criação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa
Em análise, criação de Secretaria de Micro e Pequena Empresa
Secretaria da Micro e Pequena Empresa recebe crédito suplementar
Senado aprova criação da Secretaria da Micro e Pequena Empresa
Governo propõe Simples para micro e pequena empresa