Raupp quer que Senado acompanhe situação das cheias em RO e no AC
O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) pediu que o Senado crie uma comissão externa para acompanhar a situação de Rondônia e do Acre, atingidos por fortes chuvas e enchentes.
Segundo o senador, em Rondônia as cheias já deixaram cerca de cinco mil pessoas desabrigadas e causaram um prejuízo de mais de R$ 300 milhões. Além disso, duas cidades estão isoladas: Guajará-Mirim e Nova Mamoré, porque a BR-425 está interrompida há duas semanas.
Valdir Raupp agradeceu à Defesa Civil Nacional e ao governo federal pela ajuda que está sendo prestada a Rondônia, com recursos financeiros, materiais e alimentos. Mas ele adiantou que o estado vai precisar de ajuda por mais tempo. O senador disse que dentro de oito a dez dias as águas devem começar a baixar, surgindo, então, o problema das endemias.
— Que o Ministério da Saúde, através da Vigilância Sanitária, da Funasa, possa entrar também de corpo e alma para evitar uma epidemia de doenças na região — pediu.
Valdir Raupp acrescentou que as enchentes também afetam a Bolívia, onde mais de 40 mil desabrigados e 500 mil cabeças de gados já morreram. O governo boliviano já solicitou ajuda ao Brasil.
26/02/2014
Agência Senado
Artigos Relacionados
Raupp quer regulamentar situação de trabalhadores no exterior
HELOÍSA QUER QUE SENADO ACOMPANHE JULGAMENTO
Kátia Abreu quer que Senado acompanhe cumprimento das Metas do Milênio
Manaus decreta situação de emergência devido às cheias
Jorge Viana chama atenção para a situação do Acre por causa das cheias
Arthur Virgílio quer comissão para acompanhar cheias na Amazônia