Raupp quer urgência na votação de mudança no Código Florestal



O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) apelou ao Congresso Nacional para que vote rapidamente o Projeto de Conversão nº 10, de 2001, resultado das mudanças negociadas na Medida Provisória (MP) nº 2.166, de 2001, que altera dispositivos do Código Florestal. O senador citou a medida provisória como exemplo do descaso com que têm sido tratadas as exigências constitucionais de urgência e relevância para a edição das MPs.

Valdir Raupp atribuiu a esse descaso o aumento da complexidade do tema de que trata a MP, que sofreu distorções ao longo do tempo e manipulações de todo tipo, segundo ele, por parte de organizações não-governamentais (ONGs) e políticos oportunistas. A MP original é de 1996, e o senador aponta a exposição de motivos que a acompanha como um -exemplo de irresponsabilidade e superficialidade criminosas-. Cinco anos depois, em 2001, acrescentou-se um novo artigo à MP que, conforme o senador, serviu apenas para garantir aportes financeiros a projetos incluídos no Programa Piloto para a Proteção das Florestas Tropicais do Brasil.

O senador defendeu a aprovação imediata do projeto de conversão, porque este leva em conta os zoneamentos e limitações de desmatamento impostos pelos estados aos proprietários de terra. Valdir Raupp lembrou que foram realizadas dezenas de audiências públicas pela comissão mista que examinou a MP, envolvendo sindicatos rurais, associações de extrativistas, tribos indígenas e até representantes de ONGs. Ele disse temer que, caso haja mais demora na votação, a MP volte a ter o texto original, que obrigava cada proprietário a manter intactos (sem desmatamento) 80% de sua gleba, independente de estado ou região.



08/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada urgência para votação do novo Código Florestal

Valdir Raupp pede votação da MP que altera o Código Florestal

Raupp quer solução rápida para o Código Florestal

Código Florestal é aprovado na CMA e vai a Plenário com pedido de urgência

Código Florestal passa na CMA e vai a Plenário com pedido de regime de urgência

Aceito veto à mudança do Código Florestal