Raupp reclama investimentos em geração de energia para evitar crise de abastecimento



Em pronunciamento nesta quinta-feira (28), o senador Valdir Raupp (PMDB-RO) enfatizou a necessidade de o governo investir no setor de energia para evitar uma crise de abastecimento nos próximos cinco anos. Segundo ele, há a ameaça de uma crise mundial nessa área e, tal como o Brasil, países emergentes como Índia, Argentina e Chile já enfrentam ou enfrentarão problemas causados por escassez de energia.

- Um fato que funciona como um freio para estas economias - advertiu.

Valdir Raupp voltou a cobrar principalmente investimentos no setor elétrico a partir da construção de hidrelétricas na Região Norte e de gasodutos, entre eles o de Urucu-Porto Velho (RO). Alertou, no caso, para a lentidão do processo de concessão de licenças ambientais para a construção das usinas e dos gasodutos já planejados, cujas obras não foram realizadas.

- Ou o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emite licença para construir as usinas do Rio Madeira, em Rondônia, ou não vamos mais ter tempo de resolver o problema energético no Brasil, porque vamos ter sérios problemas em quatro ou cinco anos e os acontecimentos confirmam minhas preocupações - disse.

Ao citar casos para reforçar sua preocupação, lembrou que a Usina Termelétrica Governador Mário Covas, em Cuiabá (MT), já paralisou uma vez a geração de energia devido ao não suprimento de gás natural da Bolívia, país que está em crise com o Brasil por causa da Petrobras. Recordou ainda o senador que outro caso de corte de energia elétrica ocorreu em Florianópolis (SC), em 2003, quando um apagão deixou sem luz a capital catarinense por 52 horas.



28/06/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Raupp: "Calcanhar-de-aquiles do PAC é o abastecimento de energia"

Raupp comemora ampliação da capacidade de geração de energia em Rondônia

Recomendações do Congresso para evitar nova crise de energia

BENEDITA LAMENTA CRISE NO ABASTECIMENTO DE ENERGIA NO RIO

Minas e Energia sugere que CEB tenha investimentos para evitar blecautes no Distrito Federal

Lídice da Mata destaca investimentos na geração de energia eólica na Bahia