Reajustar salário mínimo por decreto é atentar contra a democracia, afirma Mário Couto




Em discurso nesta terça-feira (22), o senador Mário Couto (PSDB-PA) afirmou que o projeto que reajusta o salário mínimo (PLC 01/11) tem embutido em seu texto um atentado contra a democracia brasileira.

Para ele, a matéria retira do Congresso Nacional a prerrogativa constitucional de definir os reajustes do salário mínimo anualmente, ao instituir que os próximos valores do mínimo serão definidos por decreto até 2015. O senador afirmou que isso caracteriza um golpe contra a independência do Congresso.

- Embutiu-se dentro dessa matéria algo que constrange, que arrasa a democracia deste país: que este Senado não tem mais o direito de discutir o salário mínimo e se vai fazer através de decreto - disse.

Mário Couto fez um apelo ao presidente do Senado, José Sarney, para que o colega não permita a aprovação do projeto conforme enviado pela Câmara dos Deputados.

- Estão destruindo a nossa Constituição, que é muito clara. Essa Constituição tem de ser respeitada por todos nós. Ela é muito clara quando diz que o salário mínimo tem de ser feito através de uma lei e que tem de ser discutido aqui, neste Parlamento! - afirmou.

O senador pediu a seus pares que, como ele, também votem nesta quarta-feira (23) contra o reajuste salarial por meio de decretos. Na opinião de Mário Couto, o Senado está sendo "pisoteado pela presidenta da República". Ele avisou que a oposição recorrerá ao Supremo Tribunal Federal caso essa parte do projeto não seja rejeitada.

Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) afirmou que o PLC 01/11 é fruto de acordo firmado entre o governo federal e as centrais sindicais e prevê reajustes crescentes e sustentáveis para o salário mínimo até 2015.



22/02/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mário Couto critica parlamentares que lutam contra aumento maior do salário mínimo

Mário Couto critica o governo por dizer que não tem recursos para o aumento do salário mínimo

Mário Couto aconselha à população que fique atenta à votação do salário mínimo na Câmara dos Deputados

Jarbas Vasconcelos critica proposta do Planalto de reajustar mínimo por decreto

Ação contra salário mínimo por decreto terá rito abreviado no STF

Mário Couto pede votação do projeto que determina o reajuste das aposentadorias pelo mesmo índice do salário mínimo