Receita cancela CNPJ de mais de 3 milhões de empresas inativas



A Receita Federal cancelou a inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) de cerca de 3,5 milhões de empresas inativas. A medida já era prevista e dependia de regulamentação do órgão. Segundo a Receita, a ação abrange apenas as empresas cuja inaptidão ocorreu até 31 de dezembro de 2008. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (31).


De acordo com a decisão, a partir de agora, essas empresas estão desobrigadas a apresentar declarações e demonstrativos exigidos pela Receita e isentas das penalidades decorrentes do descumprimento dessas obrigações.

As pessoas físicas que deveriam mandar a declaração de Imposto de Renda dos exercícios de 2006 a 2009 (ano-base de 2005 a 2008), por fazerem parte de uma empresa inativa, estão dispensadas da apresentação do documento desde que não tenham outro tipo de obrigatoriedade com o Fisco.

As inscrições no CNPJ canceladas podem ser consultadas através da página eletrônica da Receita Federal, na opção “emissão do comprovante de inscrição e de situação cadastral”.

Fonte:
Agência Brasil

 

Saiba mais sobre a Receita Federal no Portal Brasil.



01/06/2010 15:04


Artigos Relacionados


Receita já recebeu mais de 2,3 milhões de declarações do IRPF

A uma semana do fim do prazo, Receita recebe mais de 13,6 milhões de declarações do IR

Receita destrói 2.7 mil toneladas de mercadorias avaliadas em mais de R$ 156 milhões

Receita recebeu até 6ª feira mais de 2,6 milhões de declarações do Imposto de Renda

Receita Federal já recebeu mais de 3,5 milhões de declarações do IRPF 2011

AGU defende ato do TCU que cancela acordo de R$ 7 milhões