RECEITA DE ROYALTIES PODE SER UTILIZADA NA AMORTIZAÇÃO DE DÍVIDAS
Ao defender o projeto em plenário, o senador Osmar Dias (PSDB-PR) disse que sempre foi contra a antecipação de receitas para o custeio da máquina administrativa ou para gastos com obras destinadas a atender a vaidade do administrador. Ele explicou que não é esse o caso da antecipação de royalties para amortizar dívidas com a União. Em sua opinião, isso permitirá "um encontro de contas" entre a União e os estados que lhe devem. O senador também disse que tal ação apresenta racionalidade econômica, contribuindo para o equilíbrio estrutural das contas públicas.
Os senadores Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) e Maria do Carmo Alves (PFL-SE) apresentaram emenda para que a resolução obrigasse cada estado interessado fazer a antecipação a consultar o Senado antes de fazê-lo. O Plenário entendeu contudo que o projeto em votação já deixava claro que cada pedido dependerá de autorização do Senado. E a emenda foi retirada.
O projeto foi aprovado contra os votos de Heloísa Helena (PT-AL), Lauro Campos (PT-DF), Tião Viana (PT-AC), Geraldo Cândido (PT-RJ) e Júlio Eduardo (PT-AC).
12/12/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Medida provisória que perdoa dívidas com a Receita Federal pode ser votada hoje
Saiba o que é água de reúso e onde pode ser utilizada
Saiba o que é água de reúso e onde pode ser utilizada
Saiba o que é água de reúso e onde pode ser utilizada
Irrigação utilizada nas plantações do Peru pode ser adaptada para o Nordeste
Dia Mundial do Meio Ambiente: Saiba o que é água de reúso e onde pode ser utilizada