Receita Federal vai disponibilizar número do CPF na hora do atendimento
A Receita Federal do Brasil (RFB) realizou mudanças no procedimento de atendimento ao CPF na rede conveniada, que envolve os Correios, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. A partir de agora, essas entidades vão disponibilizar o número de inscrição no CPF no ato do atendimento.
Da forma anterior, o número podia levar até sete dias úteis para ser gerado. Agora, após o atendimento, o contribuinte poderá imprimir o Comprovante de Inscrição no CPF pela página da RFB na Internet, por meio de certificado digital ou código de acesso.
A mudança no procedimento, no entanto, não atinge os contribuintes que já possuem o CPF. Segundo a Receita, os atuais cartões em formato plástico continuam válidos não há necessidade dos contribuintes realizarem qualquer substituição.
Vantagens e fim de exigências
De acordo com a Receita Federal, o novo modelo de atendimento já está funcionando em todas as 6.249 unidades próprias dos Correios. Em seguida, a mudança será aplicada nas agências da Caixa e do Banco do Brasil.
Para a instituição, a mudança vai gerar diversas vantagens para o cidadão, principalmente por oferecer maior agilidade. Além disso, o procedimento reduz os problemas com a burocracia, uma vez que o contribuinte poderá retirar pela internet o comprovante de inscrição no CPF.
Outra novidade no processo é a eliminação da necessidade de 2ª Via de cartão CPF, já que o Comprovante de Inscrição estará disponível gratuitamente para todos os contribuintes no site da RFB na Internet, podendo ser emitido quantas vezes forem necessárias.
A partir de agora, nas hipóteses em que o cidadão precisa comparecer a RFB para concluir o atendimento, o comprovante de inscrição será emitido na mesma hora. Pelas regras anteriores, o atendente concluía o atendimento e o cartão era enviado ao contribuinte em até 15 dias.
Fonte:
Receita Federal
01/12/2010 15:25
Artigos Relacionados
Aumenta número de acesso à Receita Federal
Receita Federal simplifica portal de atendimento ao contribuinte
Receita está recebendo 190 mil declarações por hora
Receita diz que contribuintes deixam entrega da declaração do IR para última hora
Receita Federal e Polícia Federal realizam Operação Heráclidas
Receita anuncia medidas de transparência no atendimento ao contribuinte