Recife (PE) recebe verba para ações de controle do sarampo
O controle do sarampo será intensificado em Recife (PE). O Fundo Municipal de Saúde do Estado receberá aporte financeiro de R$ 100 mil para ações de controle da doença. A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial da União desta terça-feira (11).
Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, entre março de 2013 e o dia 4 de fevereiro deste ano, foram notificados 857 casos de sarampo no estado, dos quais 173 foram confirmados. Os casos suspeitos de sarampo estão distribuídos em 63 municípios, mas em 54 deles não há casos confirmados nos últimos 90 dias.
Com isso, é necessária ação imediata para combater o risco de disseminação da doença e ampliar as ações de vigilância e controle, com o objetivo de interromper a cadeia de transmissão. Desde o ano de 2000 até o início do ano passado, não houve registro de casos em Pernambuco.
Vacina
O Ministério da Saúde informa que a vacina tríplice viral – disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) – é a medida de prevenção mais segura e eficaz contra o sarampo, protegendo também de rubéola e caxumba. Como campanha de reforço de vacinação, foram enviadas, em janeiro, 380 mil doses para o Ceará e 260 mil, em dezembro, para Pernambuco. Além disso, o ministério ressalta que desde 2000 não existe circulação autóctone do sarampo no Brasil (transmissão originada no próprio País).
A doença
O sarampo é uma doença viral altamente contagiosa. A transmissão ocorre por meio do contato com uma pessoa infectada ao falar, tossir ou espirrar. Também têm sido observados alguns casos de contagio por dispersão de gotículas em ambientes fechados, por exemplo, escolas, clínicas médicas e creches. As pessoas que viajaram ao exterior nos últimos 30 dias ou tiveram contato no mesmo período com alguém que viajou devem ficar atentas quanto aos sintomas da doença.
Fonte:
Portal Brasil com informações do Diário Oficial da União
11/03/2014 11:01
Artigos Relacionados
Municípios recebem recursos para controle do sarampo
TCU constata falta de controle na verba do FAT
Hospital de Recife (PE) recebe mais de 6 milhões para atendimento de emergência
Reunião debate ações para controle da febre aftosa
Presidente do Senado recebe anteprojeto de iniciativa popular que destina mais verba para saúde
Ministério do Turismo recebe arcebispo de Recife