Recondução de Manoel Rangel para presidência da Ancine passa na CE



A indicação da Presidência da República para a recondução de Manoel Rangel Neto ao cargo de presidente da Agência Nacional do Cinema (Ancine) para o biênio 2009/2010 foi aprovada nesta terça-feira (19), em votação secreta, pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE). O colegiado também aprovou pareceres pela indicação de dois novos diretores para o órgão: Paulo Xavier Alcoforado e Glauber Piva Gonçalves.

VEJA MAIS

Os membros da CE também aprovaram requerimento do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) para que as três indicações sejam apreciadas em regime de urgência pelo Plenário.

O mandato de Manoel Rangel Neto termina no próximo dia 23 de maio. Mestre em Comunicação e Estética do Audiovisual do Programa de Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, Manoel Rangel também já exerceu o cargo de diretor da Ancine no biênio 2005/2006.

O relator da indicação, senador Francisco Dornelles (PP-RJ), lembrou ainda, em seu relatório, que o presidente da Ancine também exerceu o cargo de assessor especial do então ministro da Cultura Gilberto Gil, tendo sido também presidente da Comissão Estadual de Cinema da Secretaria de Cultura de São Paulo e representante da seccional da Associação Brasileira dos Documentaristas, na Comissão Estadual de Cinema da Secretaria de Cultura de São Paulo.

- A análise do currículo profissional do indicado demonstra claramente a experiência no setor de comunicações, em geral, e na área de audiovisual, em particular - observou Francisco Dornelles, que teve o parecer lido pelo senador Cícero Lucena (PSDB-PB).

Experiência profissional

Paulo Xavier Alcoforado, que deverá exercer o cargo de diretor em vaga decorrente da renúncia de Sérgio Henrique de Sá Leitão Filho, é formado em Direito, Letras e em Estudos de Dramaturgia e Realização em Cinema e Televisão, no Instituto Dragão do Mar de Arte e Indústria do Ceará. Na Bahia, no Ceará e em São Paulo, realizou e participou de seminários com ênfase na questão da mídia, tendo ministrado cursos na área do audiovisual, com foco no documentário, em várias instituições.

Na área audiovisual, trabalhou em programas de televisão e realizou curta-metragens exibidos em festivais de cinema e veiculados pela televisão.Trabalhou ainda em diversos programas nacionais e internacionais voltados para o setor de audiovisual. O relatório da senadora Ideli Salvatti (PT-S), favorável à indicação, foi lido pelo senador Marco Maciel (DEM-PE).

Já Glauber Piva, indicado para vaga de diretor decorrente do término do mandato de Nilson Rodrigues da Fonseca, foi secretário municipal de Cultura da cidade de Votorantim, em São Paulo, ocasião em que foi coordenador de um Fórum de Dirigentes Municipais de Cultura.

Em seu parecer, o senador Cristovam Buarque (PDT-DF) lembrou ainda que Glauber Piva é autor de vários títulos e participou ainda de diversos encontros e seminários, tanto no Brasil quanto em outros países.

Valéria Castanho / Repórteres da Agência Senado



19/05/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CE aprova Manoel Rangel para terceiro mandato à frente da Ancine

Comissão de Educação aprova indicação de Manoel Rangel para terceiro mandato à frente da Ancine

Indicada para diretoria da Ancine passa por sabatina na terça

Criação de 100 cargos efetivos na Ancine também passa na CCJ

Recondução de diretores da Agência Nacional de Águas passa na CMA

APROVADA RECONDUÇÃO DE RENATO GUERREIRO À PRESIDÊNCIA DA ANATEL