RECURSOS HÍDRICOS DEVEM TER UMA POLÍTICA ADEQUADA, DIZ PROFESSOR
Para que isso ocorra, disse o professor, é preciso que o Senado aprove o projeto que trata do gerenciamento da política de recursos hídricos e o que cria a Agência Nacional de Águas (ANA). Somente após o Congresso Nacional deliberar sobre essas matérias, no seu entender, é que o país passaria a ter de fato um sistema de gestão da água.
O professor Eduardo Lanna entende também que a noção da escassez e da vulnerabilidade da água e conceitos sobre recursos hídricos devem fazer parte do cotidiano das pessoas. Isto só será possível, observou o professor, a partir da educação da população, a começar pelos alunos de lº e 2º graus.
Entende o professor que a ciência e a educação devem caminhar juntas para que o país preserve os seus mananciais e tenha uma água potável de boa qualidade. Nesse sentido, ele defendeu o incentivo, pelo governo, à implantação de cursos de graduação e pós-graduação no setor de recursos hídricos, como forma de o país ter uma política séria de preservação da água.
O professor Rubem Porto, da Universidade de São Paulo, também tomou parte dos debates da mesa-redonda sobre o tema Água, Ciência e Educação. Ele concordou com a importância da educação na preservação dos recursos hídricos e defendeu, ainda, a destinação de mais recursos governamentais para pesquisas no setor.
O secretário adjunto do Ministério da Ciência e Tecnologia, Rui Henrique Albuquerque, informou que o presidente Fernando Henrique Cardoso deverá autorizar, nos próximos dias, a liberação de R$ 50 milhões que deverão ser aplicados na áreas de recursos hídricos.
29/03/2000
Agência Senado
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