Redesenho de rotas pode reduzir tempo de voo e consumo de combustível
O redesenho das rotas brasileiras, a partir do final do ano, vai possibilitar às empresas aéreas reduzir o tempo de voo e economizar combustível, na avaliação do brigadeiro-do-ar José Alves Candez Neto, chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo.
Ele apresentou nesta quarta-feira (11) – durante o terceiro painel do ciclo de debates promovido pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) para discutir o gerenciamento, a modernização, ampliação e problemas da aviação civil - novo sistema de orientação usado pelas aeronaves no Brasil, chamado de Navegação Baseada em Performance (PBN, na sigla em inglês).
As operações com o PBN foram iniciadas em 2010 e têm sido ampliadas desde então. A expectativa é que, a partir de dezembro deste ano, o procedimento comece a funcionar nos deslocamentos entre os principais aeroportos de São Paulo (Cumbica, Congonhas e Viracopos) e do Rio de Janeiro (Santos Dumont e Galeão).
Com o novo sistema, as aeronaves vão poder voar guiadas por satélite e não mais por linhas de radares instalados no solo, o que muitas vezes obriga a fazer curvas que deixam a viagem mais longa.
- É como se tivéssemos um túnel em que o avião está voando. A navegação baseada em performance reduz o consumo de combustível e o ruído dos voos – assinalou.
Também participaram da audiência pública o diretor de Operações de Aeronaves da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Carlos Eduardo Pellegrino, e o gerente de Comunicações e Relações Institucionais do Aeroporto Internacional de São Paulo, Carlos Eduardo Fernandez Silveira.
Requerimento
11/09/2013
Agência Senado
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