Redução de acidentes no trânsito é um trabalho de educação, diz ministro
O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, disse nesta sexta-feira (11/10), durante visita do Salão Duas Rodas 2013 em São Paulo, que o principal desafio no trânsito é a mudança de comportamento do motorista. " A lei é uma diretriz para a sociedade, mas o importante é a postura da sociedade perante a lei. Isso que vai mudar o nosso trânsito e o nosso país. Essa mudança não acontece do dia para noite", disse o ministro.
O Ministério das Cidades montou um estande no salão para fazer um alertar aos motoqueiros sobre a necessidade de respeitar as regras de trânsito para evitar acidentes. Durante a visita ao estande, o ministro disse que a educação de trânsito começa dentro de casa. "O hábito de não usar o celular ao volante, de não beber ao dirigir, são exemplos fundamentais que a população deve se espelhar".
Na ocasião, ele falou sobre as ações do Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada - Um pacto pela vida), campanha permanente de trânsito realizada pelo Ministério das Cidades e fez referência a última campanha voltada aos motociclistas. "O pacto que nós temos hoje é de reduzir os acidentes do país, que tem tirado tantas vidas preciosas de nossa convivência. A motocicleta sem dúvida tem uma representação significativa nestas mortes, a maioria provocada por imprudências" ressaltou.
O salão Duas Rodas acontece no pavilhão do Anhembi, em São Paulo, até o próximo domingo (13/10). A expectativa é que mais de 260 mil pessoas visitem o local. No estande do Ministério das Cidades estão disponíveis informações sobre a campanha Parada. Também poderão receber o guia do motociclista consciente com regras e as principais dúvidas sobre as resoluções de trânsito para motocicletas, motonetas e ciclomotores.
Durante a visita, o ministro Aguinaldo Ribeiro passeou pelos estandes das principais montadoras de motocicletas no Brasil. A acompanhado dos membros da Abraciclo e representantes do setor, o ministro conheceu os mais recentes modelos e tendências e também as novas tecnologias para os ciclomotores, entre elas a bicicleta elétrica feita com pneu de borracha da Amazônia.
Fonte:
Ministério das Cidades
14/10/2013 12:16
Artigos Relacionados
São Paulo avança na redução de acidentes de trânsito
Governo lança campanha para redução de acidentes de trânsito
Cantor Leonardo participa de campanha do governo para redução de acidentes no trânsito
Wilson Santiago elogia o Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito
Denatran e Ministério da Saúde lançam Pacto Nacional pela Redução de Acidentes no Trânsito
Educação: Escola Estadual do Interior premiada em concurso sobre prevenção de acidentes de trânsito