Reforma política: Sarney diz que opinião pública será levada em conta
Ao comentar nesta terça-feira (5) o resultado da pesquisa realizada pelo DataSenado sobre temas constantes na pauta da Comissão de Reforma Política, o presidente da Casa, senador José Sarney (PMDB-AP), afirmou que a opinião pública será "levada em conta" pelo Congresso.
- A gente tem que levar em conta, evidentemente, o que está pensando o povo - disse.
Entre os dias 21 e 29 do último mês, o DataSenado ouviu por telefone 797 pessoas com idade a partir de 16 anos, residentes nas capitais de todos os estados e no Distrito Federal. O resultado indica a preferência da maioria dos entrevistados pelo voto direto no candidato a deputado e vereador - em vez de voto em lista - e pelo fim da obrigatoriedade do voto.
Ainda sobre a reforma política, Sarney assegurou que será mantido o prazo de 45 dias para a conclusão dos trabalhos da comissão sobre o tema. Conforme o cronograma, o grupo de senadores que a compõem têm até a próxima sexta-feira (8) para apresentar um anteprojeto.
- Ainda ontem à noite estive com o senador Dornelles e acertamos que no dia 8, no prazo estabelecido, ele entregará a conclusão dos pontos que estão submetidos ao estudo da Comissão de Reforma Política - disse Sarney.
05/04/2011
Agência Senado
Artigos Relacionados
Para Sarney, pressão da opinião pública vai ajudar na aprovação da reforma política
Sugestão de criação de política nacional para o leite será levada a Brasília
“Opinião Nacional” debate a Reforma Política, na TV Cultura
“Opinião Nacional” debate a Reforma Política, na TV Cultura
Reforma administrativa do Senado será modelo de gestão pública, afirma Sarney
Sarney anuncia diretrizes administrativas para 2011 e diz que comissão da reforma política será instalada na próxima semana