Sugestão de criação de política nacional para o leite será levada a Brasília




O presidente da CPI do Leite, deputado Vilson Covatti (PPB), reúne-se amanhã (13/3) em Brasília com o Ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, para sugerir a adoção de uma política nacional para o leite. O parlamentar também viaja em busca de informações sobre a portaria 56 do Ministério, que estabelece novas normas sobre a produção e comercialização do leite no País.

O deputado vai pedir o empenho do Ministério na criação da Câmara Setorial do Leite, que elaboraria políticas públicas de apoio ao setor e seria integrada por um conjunto de órgãos e entidades federais. O parlamentar também vai propor a adoção de um preço mínimo para o produto e a implementação de programas de estímulo ao consumo. "O produtor tem que estar protegido contra esta verdadeira exploração institucionalizada que lhe é imposta. É dever do poder público fazer sua parte", disse Covatti

Covatti quer obter, ainda, informações sobre os novos prazos para a adequação à portaria 56, e se será regulamentada de forma a evitar a exclusão de produtores.

Na próxima sexta-feira (15/3), a partir das 10h, a CPI realiza em Pelotas a segunda audiência pública da comissão no interior do Estado - a primeira foi em Teutônia. A CPI deve encerrar os trabalhos dia 9 de junho. Até lá, a Comissão ainda pretende ouvir representantes das grandes indústrias de leite, supermercados e autoridades públicas, entre outros.

03/12/2002


Artigos Relacionados


Reforma política: Sarney diz que opinião pública será levada em conta

9ª Semana Nacional de Museus será levada a 500 cidades brasileiras

Ossada encontrada em Xambioá está pronta para ser levada a Brasília

Produtores de Passo Fundo reivindicam política nacional para o leite

Brasília debate criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano

Experiência brasileira em políticas sociais será levada a conferência internacional na África do Sul