Refrescos terão novo tipo de embalagem
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento padronizou nesta quarta-feira (20) as embalagens e a qualidade de preparado sólido (pó) para refresco e para bebida composta; xarope; preparado líquido para refresco, refrigerante, bebida composta e para chá; e bebidas prontas para consumo: refresco, refrigerante, bebida composta, soda e chá.
As Instruções Normativas também alteram a forma de divulgação de quantidades de ingredientes em embalagens e proíbe a utilização de recipientes e embalagens tipo flaconetes (tubos de plásticos), conta-gotas, spray, ampolas, copos-medidas ou outros que possam caracterizar que esse tipo de bebida tenha uso farmacêutico, medicamentoso ou terapêutico. A orientação é que sejam comercializadas em outros tipos de recipientes, como por exemplo, garrafas e embalagens cartonadas.
De acordo com o diretor do Departamento de Produtos de Origem Vegetal (Dipov), Ricardo Cavalcanti, os rótulos com a Declaração Quantitativa de Ingredientes (QID, sigla em inglês) seguem uma tendência internacional e atende ao disposto no Código de Defesa do Consumidor permitindo que o cidadão tenha mais consciência e liberdade de escolha em relação ao produto que vai comprar.
“Por exemplo, ao não permitir que essas bebidas sejam comercializadas em spray e outras formas, evitamos que o consumidor faça uso de um produto que tecnicamente é apenas uma bebida e não possui nenhum tipo de ação medicamentosa” explica o diretor do Dipov, Ricardo Cavalcanti.
06/09/2013 16:00
Artigos Relacionados
Computadores do tipo "All in One" terão incentivos tributários da Lei da Informática
Ipen desenvolve novo tipo de combustível
(Flash) - IPT promove debate sobre novo tipo de energia
Cristovam Buarque anuncia que vai à COP 15 propor um novo tipo de postura para os políticos
Fapesp: Novo tipo de mouse proporciona mais conforto e evita dores musculares
Fapesp: Novo tipo de mouse proporciona mais conforto e evita dores musculares