Refugiados da Síria receberão doação de US$ 120 mil do Brasil
Os refugiados sírios que fogem para o Líbano receberão auxílio brasileiro de US$ 120 mil, anunciou o Ministério das Relações Exteriores nesta quinta-feira (16), que repassará o dinheiro para o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).
De acordo com os dados mais recentes de organizações internacionais, além dos que deixaram as cidades de origem na Síria, pelo menos 157.600 pessoas fugiram do país para o Líbano, a Jordânia, a Turquia e o Iraque. Há ainda falta de alimentos, eletricidade e medicamentos.
A Síria enfrenta, há 18 meses, uma série de conflitos internos e a estimativa é de que mais de 20 mil pessoas já morreram no país em decorrência dos embates. A oposição insiste que o presidente sírio, Bashar Al Assad, deve deixar o governo, mas ele resiste e tem reagido com repressão.
ONU
O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou, também nesta quinta, que a missão de observadores militares na Síria será encerrada à meia-noite do próximo domingo (19).
O atual presidente do conselho, Gerard Araud, disse que os países-membros decidiram apoiar a proposta do secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, para criar um escritório de ligação na Síria, com o objetivo de dar suporte a futuros esforços de acabar com a violência que assola o país.
Leia mais:
Itamaraty confirma detenção de jornalista brasileiro na Síria
Brasil vai ajudar Haiti a formar sua própria força de segurança
Em nota, Brasil condena atentados na Colômbia e presta solidariedade
Fonte:
16/08/2012 18:36
Artigos Relacionados
Brasil rechaça possibilidade de intervenção militar na Síria
Renan defende estreitamento de relações Brasil-Síria
Número de refugiados no Brasil triplica em 2013
Encontro avalia situação dos refugiados no Brasil
Refugiados apresentam para o Brasil a sua arte
Brasil busca diálogo para encerrar impasse na Síria