Região Missioneira busca alternativas para o desenvolvimento



O auditório da Universidade Regional Integrada (URI) esteve lotado na noite de ontem (8/11) para o debate com a comunidade sobre os problemas de desenvolvimento da região das Missões. Esta é a sexta região visitada pelo Fórum Democrático para discutir a questão. A distribuição de renda e a incrementação do setor primário foram citadas como importantes para a melhoria da região.

Para o prefeito do município de Roque Gonzales, Antônio Pedro Sarzi Sartori, um dos principais problemas da região é a má distribuição de recursos, tanto em nível federal quanto estadual. Ele citou o caso dos impostos FPM e ICMS. “A nossa região é essencialmente agrícola e o ICMS sobre a produção primária é quase insignificante”, exemplificou. Na palestra “Desafios Locais e Regionais de Desenvolvimento, o prefeito apresentou dados econômicos e políticos dos 25 municípios que compõem a região das Missões. Outra problemática apresentada foi sobre a falta de investimentos nas áreas de transportes, turismo e cultural e para o setor primário. Segundo Sartori, a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) irá apresentar à Assembléia Legislativa uma proposta para que seja feito justiça sobre a distribuição de renda no Estado.

Segundo o deputado Adroaldo Loureiro (PDT), a região missioneira é deprimida economicamente porque sua base econômica está no setor primário, que tem sofrido quedas nos últimos anos. “Por isso a importância desse fórum, que vem ouvir as lideranças regionais e buscar construir alternativas para retomar o desenvolvimento das regiões”, afirma Loureiro. Ele também destacou que as Missões têm imensas potencialidades e uma mão de obra qualificada, mas precisa definir suas vocações e buscar alternativas para superar essas dificuldades.

O professor Clelio Campolina Diniz, diretor do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais, apresentou a palestra “Condicionantes nacionais e internacionais do desenvolvimento regional” e o prefeito do município de Roque Gonzales, Antonio Pedro Sarzi Sartori, falou sobre os Desafios Locais de Desenvolvimento na região.

Estiveram presentes também os deputados Paulo Moreira (PTB), Aloísio Classmann (PTB) e Elvino Bohn Gass (PT), além do presidente da Subcomissão das Desigualdades Regionais, deputado João Luiz Vargas (PDT).



11/09/2001


Artigos Relacionados


Região da Produção busca infra-estrutura para ter desenvolvimento integrado

CAS busca alternativas para os jovens

Comissão busca alternativas para o futuro do IPE

Comissão busca alternativas para o transporte dos veículos da GM

Rollemberg busca alternativas para barrar mudanças no conjunto urbanístico de Brasília

ACM BUSCA ALTERNATIVAS A MEDIDAS DO GOVERNO