Região Sul investe em qualificação profissional para Copa



O município de Viamão (RS), com pouco mais de 225 mil habitantes, na região metropolitana de Porto Alegre, comemorou a escolha da cidade para hospedar os treinos da Seleção do Equador. A euforia do prefeito e de empresários da cidade é compreensível, já que a seleção estrangeira será um atrativo a mais para os turistas que vão circular pela região.

A 24 quilômetros do centro de Porto Alegre, Viamão tem diversos prédios históricos, herança do período em que foi capital do estado, em 1766. A cidade também possui atrativos turísticos rurais e ecológicos, como o Parque Estadual de Itapuã, entre o Rio Guaíba e a Lagoa dos Patos, e ainda o Parque Saint Hilaire.

Para receber bem os turistas, no entanto, os gaúchos apostam em qualificação profissional. Estima-se que mais de 10 mil profissionais sejam preparados para a Cop, de acordo com a secretária de turismo do Rio Grande do Sul, Abgail Pereira. “As obras de infraestrutura são fundamentais, mas o que queremos deixar pós-Copa do Mundo é um povo qualificado. Certamente este será o nosso maior legado", diz.

Porto Alegre, uma das cidades-sede da competição, deve receber, segundo estimativa da Secretaria de Turismo, mais de 60 mil turistas, muitos deles torcedores dos times que jogarão na cidade, como França, Honduras, Austrália, Holanda, Coréia do Sul, Argélia, Nigéria e Argentina.

Outra preocupação é com o receptivo aos turistas. O estado gaúcho terá o apoio de 31 Centros de Atendimento ao Turista (CATs) fixos e outros 18 temporários instalados em pontos do litoral e fronteiras para a prestação de serviços e informações.

Com o grande número de estrangeiros esperados, o governo gaúcho investiu em cursos de qualificação, como o Pronatec Copa, que já preparou oito mil profissionais de 16 municípios e ainda criou o TchêQualifica, que está contribuindo com a formação de taxistas, comerciários, frentistas, motoristas, cobradores e guias de turismo.

Já o programa Parada Tri Legal investe na preparação e qualificação de estabelecimentos localizados às margens da BR- 116, entre Jaguarão e Vacaria, e que vão atender os turistas que se deslocam de carro pelo estado. O TchêQualifica e o Parada Tri Legal são programas do governo estadual.

Em Santa Catarina, as cidades catarinenses de Florianópolis e Balneário Camboriú foram contempladas com cursos do Pronatec Copa para atender principalmente à demanda de visitantes que estarão participando do congresso técnico da Copa do Mundo, evento que contará, este mês, com a presença de 32 técnicos das seleções classificadas, além da mídia internacional e todo staff da Fifa.

As duas cidades estão entre as preferidas dos estrangeiros, segundo pesquisa de demanda turística internacional feita pelo Ministério do Turismo em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe).

“Santa Catarina tem vocação para o turismo e a vinda de visitantes em função da Copa vai gerar emprego e renda para o estado. Apesar de não sermos sede de jogos e de nenhuma seleção, apostamos em uma boa presença de turistas estrangeiros durante a Copa”, diz o secretário de estado turismo, cultura e esporte Valdir Walendowsky. A proximidade do litoral catarinense com cidades como Porto Alegre e Curitiba, que são sedes da Copa, ajudará a atrair turistas.

Fonte:
Ministério do Turismo



10/02/2014 14:51


Artigos Relacionados


Campanha divulgará programa de qualificação profissional para a Copa 2014

Subcomissão discute qualificação profissional para Copa do Mundo e Olimpíadas

Audiência pública discute políticas de qualificação profissional para a Copa de 2014

Mais de R$ 25 milhões estão sendo investidos em qualificação profissional para Copa 2014

Lúcia Vânia diz que organização da Copa de 2014 deve atentar para infra-estrutura e qualificação profissional

Saúde firma parceria de R$ 6,5 milhões para qualificação profissional