Lúcia Vânia diz que organização da Copa de 2014 deve atentar para infra-estrutura e qualificação profissional



A presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), destacou nesta terça-feira (25), ao participar do 10º Congresso Brasileiro da Atividade Turística (CBRATUR-2008), a oportunidade que essa discussão preparatória sobre a realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014 propicia para avaliar demandas. A décima edição do congresso tem por objetivo debater os investimentos e as providências necessárias para o país sediar a competição mundial de futebol.

A senadora avaliou que existem três eixos que precisam receber uma atenção maior e que deverão motivar os debates:

- Primeiro, a preocupação com a infra-estrutura; segundo, a questão da qualificação profissional, que é sem dúvida o grande desafio que nós temos que enfrentar; e por fim, a motivação para o aproveitamento dessa infra-estrutura futuramente - explicou.

Além de Lúcia Vânia, o congresso contou com a participação dos ministros do Esporte, Orlando Silva; e do Turismo, Luiz Barretto; dos deputados federais Albano Franco (PSDB-SE), Alex Canziani (PTB-PR), e Manuela D'Ávila (PCdoB-RS); da representante da Organização Mundial do Turismo, Sandra Carvão; e do vice-presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Weber Magalhães.

Na opinião do ministro Orlando Silva, o fórum de discussão contribui para os preparativos do país rumo à organização da Copa do Mundo de 2014. Ele acredita que o campeonato será uma grande oportunidade para fazer a promoção do Brasil "a partir de uma plataforma única, que é o evento de maior audiência televisiva do planeta".

- A Copa será também uma oportunidade para promovermos a competência do Brasil, um país que tem estabilidade política e econômica. Realizar a Copa do Mundo é aproveitar a oportunidade também para fazer do nosso país uma grande referência no plano turístico, econômico e político - completou Orlando Silva.

O ministro Luiz Barretto lembrou que foi em uma edição do CBRATUR que surgiu a idéia da criação do Ministério do Turismo. E ressaltou que debates como esse ajudam o desenvolvimento da atividade turística e esportiva do país.

- O tema desta edição [do congresso] é muito importante para o turismo. Talvez seja a maior janela de oportunidade que o Brasil e o turismo brasileiro terão neste século. A Fifa escolherá no final de março de 2009 as cidades que serão sede da Copa. Há 18 pretendentes, e o ministério, por acreditar que todas têm condição de pleitear a vaga, tem dado apoio a todas elas - disse o ministro, ao lembrar que a partir dessa escolha, será dado prazo de cinco anos para que seja feito um grande planejamento na área de infra-estrutura urbana.

O CBRATUR-2008 prossegue na tarde desta terça-feira, com a discussão de temas como "Turismo e Grandes Eventos Esportivos" e "Políticas Públicas e Projetos Legislativos para a Copa 2014". Também deverá ser apresentado o documento "Contribuições da Cadeia Produtiva do Turismo para a Organização da Copa do Mundo no Brasil em 2014".

O encontro é promovido pela Comissão de Turismo e Desporto (CTD) da Câmara dos Deputados, pela Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal, pelas Frentes Parlamentares do Turismo e do Esporte, pelo sistema de Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).



25/11/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Campanha divulgará programa de qualificação profissional para a Copa 2014

Audiência pública discute políticas de qualificação profissional para a Copa de 2014

Lúcia Vânia sugere que investimentos estaduais em infra-estrutura não sejam considerados despesas

Mais de R$ 25 milhões estão sendo investidos em qualificação profissional para Copa 2014

CDR realizará fóruns no Nordeste sobre turismo e infra-estrutura na Copa de 2014

Região Sul investe em qualificação profissional para Copa