Registro profissional poderá ser solicitado via internet
Medida vai beneficiar trabalhadores que dependem do registro para exercer a profissão em 14 categorias diferentes
A partir da próxima segunda-feira (29), trabalhadores de 19 estados poderão solicitar o registro profissional via internet. O serviço, chamado de Sistema Informatizado de Registro Profissional (Sirpweb), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), vai beneficiar trabalhadores que dependem de registro para exercer a profissão em 14 categorias diferentes.
Por meio do Sirpweb, o trabalhador deve informar dados pessoais e relativos ao registro pretendido. Entre as categorias que poderão fazer registro estão a de agenciador de propaganda, artistas, atuário, arquivista, guardador e lavador de veículos, jornalista, publicitário, radialista, secretário, sociólogo, técnico em espetáculos de diversões, técnico de segurança do Trabalho, técnico em arquivo e técnico em Secretariado.
O registro profissional é um cadastro obrigatório a todos os trabalhadores que exercem atividades regulamentadas por legislação própria, entre os quais publicitários, jornalistas, artistas, radialistas, secretários e sociólogos.
Atualmente, a concessão do registro, feita pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), só pode ser feita mediante a apresentação do profissional nas superintendências do trabalho, com a documentação exigida.
Estados disponíveis
- CPF pode ser regularizado pela internet
- Trabalhadores brasileiros e franceses poderão somar tempo de contribuição nos dois países
22/04/2013 17:05
Artigos Relacionados
Trabalhadores de 19 estados podem solicitar registro profissional pela internet
Trabalhadores de todo o País poderão solicitar registro profissional pela internet
Título de Eleitor pode ser solicitado pela internet
Atestado de Antecedentes pode ser solicitado pela internet
CAS analisa proposta para agilizar registro profissional
AGU impede inscrição no Mais Médicos de candidatos sem registro profissional