Regras das eleições 2002 foram tema de debate no Senado Federal
A verticalização das coligações partidárias instituída pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições deste ano foi o principal tema do debate "Eleições 2002 - As Regras do Jogo Fazem o Vencedor?", realizado na tarde desta quarta-feira (18). O encontro faz parte de ciclo de debates promovidos pela Consultoria Legislativa do Senado. O próximo já está previsto para maio, e tratará das mudanças propostas pelo governo na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Para um dos participantes, o consultor Arlindo Fernandes Oliveira, regras eleitorais estabelecidas por decisões dos tribunais superiores, especialmente quando alteradas de forma casuística e circunstancial, podem influenciar o resultado final das disputas eleitorais.
O consultor do Senado Caetano de Araújo, por sua vez, disse que as regras definidas pelo TSE favorecem a polarização do processo eleitoral. Como o próximo presidente não deverá ter base de apoio parlamentar correspondente aos votos recebidos numa eleição polarizada, Caetano de Araújo acredita que a decisão do tribunal pode acabar gerando problemas de governabilidade para o presidente que inicia seu mandato em 2003.
Também participou do debate o jornalista Cezar Motta, da Agência Senado. Ele abordou a importância da mídia no fortalecimento das candidaturas e as conseqüências das pesquisas de opinião para a formação da opinião do eleitorado e o crescimento das candidaturas.
18/04/2002
Agência Senado
Artigos Relacionados
RESULTADO DAS ELEIÇÕES É TEMA DE DEBATE NA TV SENADO
Rádio Senado debate as novas regras para as eleições
Eleições 2002 em debate
PPB debate estratégias para eleições de 2002
PV debate estratégia para eleições de 2002
ELEIÇÕES 2002- Parciais para o Senado