Regulamentação da greve no setor público é adiada para 2014




Representantes sindicais debatem o direito de greve dos servidores com Romero Jucá

O presidente da Comissão Mista de Consolidação da Legislação Federal e Regulamentação dos Dispositivos da Constituição (CMCLF), deputado Cândido Vacarezza (PT-SP), adiou para o dia 12 de fevereiro a reunião que estava prevista para esta quarta-feira (18), na qual se discutiria a regulamentação do direito de greve no serviço público. O relator da comissão, Romero Jucá (PMDB-RR), explicou que o novo calendário atende a uma reivindicação das centrais sindicais, que querem discutir a proposta em audiência pública.

- Como estamos construindo um clima de entendimento, abrimos mais um prazo para a negociação, para que a partir de fevereiro possamos debater esta matéria rapidamente. Ainda em fevereiro nós iremos votar a proposta, explicou Jucá.

Nesta terça-feira (17) aconteceu mais uma rodada de negociação entre as centrais sindicais e o senador Romero Jucá. O representante do PMDB de Roraima disse que ainda há pontos bastante divergentes. Um deles, de acordo com ele, é a definição das carreiras, categorias e serviços públicos que são essenciais e assim, em caso de greve, devem manter um percentual mínimo de servidores trabalhando.

- Estamos amadurecendo todo o projeto. É importante que as centrais participem. Eu acho que esse clima de entendimento é positivo para a construção de uma proposta para um tema tão relevante e tão polêmico como esse.

O Artigo 37 da Constituição Federal assegura os servidores públicos o direito de greve. No entanto, prevê que o limite das paralisações deve ser definido por lei. Essa proposta de lei é que está em exame na Comissão Mista de Consolidação da Legislação Federal e Regulamentação dos Dispositivos da Constituição .



17/12/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Regulamentação do direito de greve no serviço público está em debate na CDH

Projeto de regulamentação da greve no serviço público aguarda relatório na CCJ

Regulamentação do direito de greve do servidor público é debatida em comissão mista

Aloysio Nunes cobra regulamentação do exercício de greve no serviço público

Indicado para CNJ defende regras para greve no setor público

Adiada decisão sobre cadastro de empresas inabilitadas a operar com setor público