Regulamentação do trabalho doméstico abre votações da CCJ



A regulamentação de direitos e deveres do trabalhador doméstico é o primeiro item da pauta de votações da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) desta quarta-feira (10). O assunto é tratado no projeto de lei do Senado (PLS) 224/2013 - Complementar e tem o senador Romero Jucá (PMDB-RR) como relator.

A proposta original, oriunda de comissão mista do Congresso criada para consolidar a legislação federal e regulamentar dispositivos da Constituição, deve ser alterada por oito emendas do próprio Jucá. O relator acolheu também uma emenda da senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO), uma do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) e uma do senador José Agripino (DEM-RN). Além das emendas de Jucá, foram apresentadas 16 emendas pelos demais senadores.

Dentre as mudanças acolhidas por Jucá,destaca-se a inserção de mais uma possibilidade de rescisão do contrato de trabalho por culpa do empregador (justa causa patronal): a prática de qualquer das formas de violência doméstica ou familiar contra mulheres relacionadas na Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). A medida foi proposta por Lúcia Vânia, relatora do projeto que resultou na lei de proteção às mulheres.

Mais informações a seguir



10/07/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Proposta de regulamentação do trabalho doméstico é encaminhada ao Congresso

Regulamentação do trabalho doméstico começa a ser analisada em Plenário

CDH debate regulamentação do trabalho doméstico na segunda-feira

Regulamentação do trabalho doméstico ainda tem pontos polêmicos

Comissão mista discute regulamentação do trabalho doméstico

CÂNDIDO QUER RAPIDEZ NA REGULAMENTAÇÃO DO TRABALHO DOMÉSTICO