Rei da Espanha se reúne com Dilma Rousseff para ampliar relações econômicas



O rei da Espanha, Juan Carlos I, se reúne nesta segunda-feira (4) com a presidenta Dilma Rousseff e ministros, no Palácio do Planalto, em Brasília. O encontro tem como finalidade discutir a ampliação das relações econômicas entre os dois países e a tentativa de encerrar o constrangimento causado pelas dificuldades para a entrada de brasileiros na Espanha e de espanhóis no Brasil.

Disposto a desfazer o mal-estar causado pelas questões migratórias entre os dois países, Juan Carlos viaja acompanhado por um grupo de empresários espanhóis interessados em ampliar os negócios no Brasil.

A Espanha é o segundo maior investidor estrangeiro no Brasil, com estoque de capital superior a US$ 85 bilhões. Em 2011, o comércio bilateral registrou US$ 7,97 bilhões – o que representa aumento de 20% em comparação a 2010.

Durante a visita, segundo autoridades brasileiras, deverá ser abordada também a questão do tratamento dado aos brasileiros que viajam à Espanha. Para assessores que preparam a visita, o rei deverá usar sua imagem para amenizar a situação na conversa com a presidenta.

Juan Carlos está em Brasília no mesmo dia em que é realizada em Madri, capital espanhola, uma reunião bilateral sobre questões migratórias, com a participação da ministra Maria Luiza Lopes da Silva, diretora da Divisão de Políticas Consulares e de Brasileiros no Exterior do Ministério das Relações Exteriores.

Há dois meses, o governo do Brasil adotou medidas recíprocas referentes às exigências para que turistas espanhóis entrem no País. Só as novas regras, o governo da Espanha concordou em negociar mudanças nas exigências para a entrada de brasileiros.

 

Fonte:
Agência Brasil

 

04/06/2012 16:05


Artigos Relacionados


Dilma Rousseff quer equilíbrar relações econômicas entre os países da América Latina

Relações entre Brasil e Espanha não serão prejudicadas com exigências para espanhóis, segundo Ministério das Relações Exteriores

Dilma Rousseff se reúne com sua base parlamentar na manhã desta terça

Presidente do Senado se reúne com líderes partidários e com Dilma Rousseff nesta tarde

Greenwald: EUA espionam para ampliar poder e obter vantagens econômicas

Presidenta viaja a Havana para incrementar relações econômicas entre Brasil e Cuba