Relações Exteriores aprova acordo entre Brasil e Santa Sé
Com abstenção do senador Geraldo Mesquita Júnior (PMDB-AC), os senadores da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) acabam de aprovar parecer favorável do senador Fernando Collor (PTB-AL) ao acordo que reconhece o estatuto jurídico da Igreja Católica no Brasil. A matéria segue para decisão final no Plenário do Senado.
Mesquita Júnior explicou que se absteve não ter podido analisar, em virtude do curto prazo de tramitação da matéria na comissão, os pontos sobre os quais tinha dúvida. O senador pediu vista da matéria, mas retirou o pedido frente à decisão do presidente da CRE, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), de fixar em apenas duas horas o período para vista ao projeto. Azeredo justificlou sua decisão argumentando que o projeto ainda será examinado pelo Plenário da Casa.
Na discussão da matéria, o relator, senador Fernando Collor (PTB-AL), favorável ao texto, destacou que o acordo não fixa relação de dependência entre as partes.
O texto, já aprovado pela Câmara dos Deputados, tem 20 artigos e consolida na lei condutas e procedimentos já adotados pela Igreja Católica no país, como o casamento, o ensino religioso nas escolas e a imunidade tributária, concedendo segurança jurídica a esses atos ou situações. O acordo tramita na forma do Projeto de Decreto Legislativo (PDS) 716/09.
Na mesma reunião, a comissão aprovou três textos de acordos internacionais, um com a República Federal da Alemanha, para fins de cooperação financeira, outro com o Panamá, para colaboração de serviços aéreos e um terceiro com a Nicarágua.
Mais informações a seguir
07/10/2009
Agência Senado
Artigos Relacionados
Acordo entre Brasil e Santa Sé pode ser votado pela Comissão de Relações Exteriores
Relações entre Brasil e Espanha não serão prejudicadas com exigências para espanhóis, segundo Ministério das Relações Exteriores
Comissão de Relações Exteriores quer debater relação entre Brasil e Estados Unidos
COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES VOTA ACORDO CONTRA ENTORPECENTES
Comissão de Relações Exteriores aprova emendas à LDO
COMISSÃO DE RELAÇÕES EXTERIORES APROVA EMBAIXADORES