Relações Públicas do Senado divulga concurso de redação em Mossoró



Ana Luiza de Freitas Sousa é professora de Língua Portuguesa na Escola Estadual Luiz Dantas Cavalcanti, localizada no bairro Redenção, em Mossoró, Rio Grande do Norte. Ela, que nasceu no Dia da Bandeira, é uma das entusiastas do 1º Concurso de Redação do Senado Federal, que tem como tema a Bandeira Nacional. Ana Luiza contou à coordenadora de eventos da Secretaria de Relações Públicas, Lucyana Maria Araújo de Moraes Vega - que está na Feira do Livro de Mossoró divulgando o Concurso -, que toda a sua escola (incluindo professores, alunos e funcionários) mobilizou-se para representar bem aquela instituição de ensino.

- Abraçamos esta oportunidade com muito carinho e interesse. A escola decidiu trabalhar o conteúdo do concurso de forma interdisciplinar. Na disciplina que leciono, Português, por exemplo, estou explorando junto aos alunos a parte gramatical e a própria redação de texto. O professor de Artes está trabalhando o significado da Bandeira e também do Hino Nacional. As aulas de Historia estão direcionadas para a questão mais cívica - explicou Ana Luiza.

O Dia da Bandeira é celebrado na data de 19 de novembro. O Senado, por meio de sua Secretaria de Relações Públicas - com o apoio do Ministério da Educação, do Conselho de Secretários Estaduais de Educação (Consed) e das Secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal - elaborou um concurso de redação com a Bandeira Nacional como tema. O objetivo é incentivar o sentimento cívico, despertando o interesse para o exercício da cidadania.

Podem participar do concurso todos os alunos dos dois últimos anos do ensino fundamental. A seleção será feita da seguinte forma: cada escola elegerá a melhor redação entre os seus alunos e a encaminhará para a Secretaria de Educação do estado ao qual pertence. Por sua vez, a secretaria escolherá a melhor entre todas as escolas, que representará o estado. Uma comissão julgadora nomeada pelo Senado definirá o texto vencedor.

O autor da redação vencedora será convidado a viajar a Brasília acompanhado por um responsável, pelo diretor da escola e pelo secretário de Educação do estado. Em cerimônia no Congresso Nacional, ele lerá seu texto e, logo após, receberá um microcomputador e o certificado de ganhador do concurso. Ele também será recebido em audiência pelo presidente Garibaldi Alves, pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, e pelos senadores do seu estado. Também haverá prêmios para a escola e a Secretaria de Educação vencedoras.

Roberto Homem/Presidência do Senado



07/08/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Vídeo | Relações Públicas do Senado explica a educadores regras do Concurso de Redação de 2010

Estudantes de escolas públicas são premiados em Concurso de Redação do Senado

Concurso de redação do Senado tem participação de quase 20 mil escolas públicas

Senado divulga o resultado de seu segundo concurso de redação

Oi divulga Concurso de Redação do Senado em cartões telefônicos

Senado divulga concurso de redação na Bienal do Livro de São Paulo