Relator de segunda representação contra Renan diz que toma decisão até o final desta semana
Até o final desta semana, o senador João Pedro (PT-AM) - relator da representação do PSOL contra o presidente do Senado, Renan Calheiros, para que o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar investigue se Renan teria favorecido politicamente a cervejaria Schincariol, conforme denunciou a revista Veja - deverá estar com sua opinião formada sobre a matéria. Em entrevista à Agência Senado na sexta-feira (24), João Pedro (PT-AM) afirmou que aguarda somente resposta ao expediente que enviou a Renan Calheiros no início da semana passada, pedindo explicações sobre as denúncias, para, então, reunir-se com o presidente do conselho, senador Leomar Quintanilha (PMDB-TO), e "formar um juízo" sobre o caso.
- Defendo a celeridade e rapidez na condução do processo. Já estou com a representação do PSOL. Faltam agora apenas os esclarecimentos do Renan para decidir as providências a serem tomadas - afirmou o senador pelo Amazonas.
Na representação, o PSOL solicita ao Conselho de Ética que apure as denúncias de que Renan teria utilizado prestígio político para interceder a favor da Schincariol junto ao Instituto Nacional do Seguro Social ( INSS) e à Receita Federal depois de a cervejaria ter pagado R$ 27 milhões por uma fábrica de refrigerantes de seu irmão, o deputado Olavo Calheiros (PMDB-AL). Na matéria, Veja afirma que a fábrica estava prestes a fechar e não valia mais do que R$ 10 milhões.
João Pedro destacou que está atento ao Código de Ética e Decoro Parlamentar (RES 20/93), que prevê o prazo de cinco sessões ordinárias da Casa para que Renan, se quiser, responda a seu requerimento, oferecendo defesa escrita e provas que julgar necessárias.
- O Renan recebeu meu requerimento na terça e até hoje (sexta, 24) já se passaram duas sessões - explicou o relator.
Questionado sobre a possibilidade de arquivar o processo, já que vários senadores tanto da base do governo como da oposição defendem que as investigações devem ser feitas, inicialmente, pela Câmara dos Deputados, pois o fato envolve o irmão de Renan Calheiros, João Pedro afirmou que ainda é cedo para fazer qualquer afirmação em relação a esse assunto.
- Tenho que tomar cuidado para não me antecipar sem ter formado juízo completo sobre o caso. Se não posso, neste momento, absolver o Renan, também não posso condená-lo. É preciso cuidado para não cometer injustiças. Por isso, prefiro não antecipar esse tipo de comentário - afirmou João Pedro.24/08/2007
Agência Senado
Artigos Relacionados
Relator da segunda representação contra Renan será indicado nesta semana
João Pedro será o relator da segunda representação contra Renan
Relator de segunda representação contra Renan apresentará voto pelo sobrestamento das investigações
Relator de segunda representação contra Renan vai apresentar voto pela suspensão temporária das investigações
João Pedro: segunda representação contra Renan depende de decisão do Plenário sobre a primeira
Conselho de Ética pode analisar segunda representação contra Renan nesta semana