Relator pede abertura de processo contra Demóstenes



Matéria corrigida às 12h14

VEJA MAIS

O senador Humberto Costa (PT-PE) pediu nesta quinta-feira (3) ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar a abertura de processo contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO). Para o relator, as denúncias de envolvimento do parlamentar goiano com um esquema de jogos ilegais e outros crimes publicadas pela imprensa não serão usadas como base de decisão, embora  fique claro o envolvimento dele com Carlos Cachoeira por meio dos diálogos citados nas reportagens.

Segundo Humberto Costa, a própria confirmação do senador por Goiás de muitos aspectos da sua relação com Cachoeira, na defesa prévia apresentada co conselho, é suficiente para admitir a representação apresentada pelo PSOL.

- Em sua atuação como membro do conselho, o próprio senador Demóstenes defendeu a utilização de matérias jornalísticas como elementos de um processo- lembrou o relator em se voto, referindo-se ao argumento utilizado pelo senador acusado em sua defesa prévia.

Humberto Costa iniciou a leitura de seu relatório preliminar às 10h21 desta quinta-feira (3). A reunião foi aberta pouco antes, às 10h12. Antes da leitura, Humberto Costa destacou a necessidade de ter acesso às cópias dos inquéritos das Operações Vegas e Monte Carlo da Polícia Federal que investigam as relações de Carlinhos Cachoeira com entes públicos e privados. Ele quer utilizar as informações do inquérito em seu relatório final.

As atividades ilícitas de Carlinhos Cachoeira também são investigadas por uma CPI mista do Congresso Nacional. Na quarta-feira (2), cópia do inquérito da Operação Vegas da Polícia Federal foi encaminhada à comissão.

O compartilhamento dos dados do inquérito com o Conselho de Ética do Senado foi autorizado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), mas o presidente da CPI, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), aguarda estudo da assessoria do colegiado para avaliar as implicações do compartilhamento das informações, que correm sob segredo de Justiça.

A votação do relatório será realizada na próxima terça-feira (8), conforme cronograma definido pelo Conselho de Ética. Se o Conselho decidir pela abertura de processo disciplinar, Demóstenes Torres pode ser punido com uma simples advertência ou até com a perda do mandato.



03/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


PSOL pede abertura de processo contra Demóstenes Torres

Humberto Costa pede abertura de processo disciplinar contra Demóstenes Torres

Por unanimidade, Conselho de Ética aprova abertura de processo contra Demóstenes

Conselho de Ética aprova abertura de processo disciplinar contra Demóstenes

Começa votação de relatório sobre abertura de processo contra Demóstenes

Começa avaliação sobre abertura de processo disciplinar contra Demóstenes