Começa avaliação sobre abertura de processo disciplinar contra Demóstenes



VEJA MAIS

O Conselho de Ética do Senado começa a analisar nesta manhã se deve ou não abrir um processo disciplinar contra o senador Demóstenes Torres (sem partido-GO), suspeito de envolvimento com o contraventor Carlinhos Cachoeira, preso pela Polícia Federal.

Na manhã desta quinta-feira (3), o relator Humberto Costa (PT-PE) fará a leitura das 65 páginas de seu relatório. Em seguida, os parlamentares começam os debates. De acordo com o cronograma do Conselho, o documento só será votado na próxima terça-feira (8).

Uma representação do PSOL acusa Demóstenes de quebra de decoro, após o parlamentar ter sido flagrado por escutas telefônicas da PF em conversas com Cachoeira, acusado de exploração de jogos ilegais, tráfico de influência e corrupção.

Defesa

Os integrantes do Conselho de Ética vão debater o relatório do senador Humberto Costa com conhecimento da defesa prévia de Demóstenes. Na noite de quarta-feira (25), a peça com 61 páginas foi entregue ao colegiado pelo advogado dele, Antônio Carlos de Almeida Castro.

Demóstenes pede que o Conselho aguarde a manifestação do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a validade das escutas telefônicas de conversas entre ele e  Carlinhos Cachoeira.

Além de sustentar a ilegalidade das escutas, o senador contesta a legalidade da representação do PSOL por se basear em matérias jornalísticas e pede ao colegiado que aguarde as conclusões da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) Mista que investiga o caso.

Se o Conselho decidir pela abertura de processo disciplinar, Demóstenes Torres pode ser punido com uma simples advertência ou até com a perda do mandato. Neste caso, o parecer será enviado à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), devendo depois seguir para a Mesa do Senado para a inclusão da matéria na ordem do dia do Plenário, que é a instância máxima de decisão da Casa.

Mais informações a seguir



03/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Conselho de Ética aprova abertura de processo disciplinar contra Demóstenes

Humberto Costa pede abertura de processo disciplinar contra Demóstenes Torres

Começa votação de relatório sobre abertura de processo contra Demóstenes

Conselho de Ética decide hoje sobre abertura de processo contra Demóstenes

Pedro Taques defende a lisura do processo disciplinar contra Demóstenes

Relator pede abertura de processo contra Demóstenes